Editorial

CARO LEITOR

16 de junho de 2010

A Folha do Meio tem um lema que diz muito sobre como comemorar o Dia do Meio Ambiente e como manter ações sustentáveis durante todo o ano. O lema é o seguinte: Não deixe de fazer por só poder fazer muito pouco. São as pequeníssimas ações do dia-a-dia que fazem a diferença. Elas significam mudança… Ver artigo

A Folha do Meio tem um lema que diz muito sobre como comemorar o Dia do Meio Ambiente e como manter ações sustentáveis durante todo o ano. O lema é o seguinte: Não deixe de fazer por só poder fazer muito pouco. São as pequeníssimas ações do dia-a-dia que fazem a diferença. Elas significam mudança de comportamento e maior conscientização ecológica. Sobretudo elas vão dar exemplo aos familiares, vizinhos, colegas de trabalho e até às pessoas que vêem nestas ações, por vezes ingênuas, uma lição a seguir.  Colocar o lixo no lugar certo é uma destas ações. Simples, não é? Então vamos um pouquinho além: pegar o lixo que alguém jogou na praia, na praça ou na rua e levar para a lixeira.
Não jogar binga de cigarro na rua. Ou até repreender que pratica este ato de falta de educação. O toco de cigarro da rua vai para o bueiro, que vai para o rio, lago ou mar. E como demora para se decompor (como também acontece com o plástico) acabam enganando peixes e tartarugas que os engole achando que é alguma alga.
Aproveitar a água da chuva para limpeza de calçadas ou lavagem do carro. Antes de comprar um eletrônico, pesquisar para saber se o fabricante tem uma política de reciclagem.
Adquirir produtos com certificado ambiental.
Trocar o carro pelas caminhadas, pela bicicleta ou até pelo transporte coletivo. Descartar os lixos tóxicos e nocivos à natureza e ao homem, em local especial.
Também exigir dos tomadores de decisão (políticos, prefeitos) leis e ações neste sentido.
Votar em candidatos compromissados com a causa ambiental.
Enfim, se todo mundo fizer sua parte, as pequenas ações serão grandes demais para ajudar a preservar a terra, a água e o ar.


SG