Pelo Brasil

O aquário de Santos

30 de julho de 2010

Aves são tratadas e devolvidas à natureza


A equipe de reabilitação do parque envolveu 12 pessoas. O biólogo Paulo de Tarso Ferraz Meia trabalhou com uma veterinária, um monitor ambiental e dez estagiários para garantir o sucesso do tratamento. Segundo Tarso Ferraz, cada animal possui um ambiente para viver e se reproduzir. Por isso, as quatro aves foram soltas em locais específicos. “O que vale é a alegria que sinto em saber que estão saudáveis e livres. Agora temos espaço para cuidar de outros animais que podem chegar durante o inverno, época em que sofrem com o mau tempo, asas quebradas ou torcidas”, disse o estagiário de biologia Washington Hangae, integrante do grupo.
O Aquário de Santos funciona de terça a sexta, das 9h às 18h e, nos finais de semana e feriados, até as 20h. A entrada custa R$ 5, 00, mas crianças até 12 anos e idosos são isentos.


Inaugurado por Getúlio
Um dado importante: o Aquário Municipal de Santos é o mais antigo do País. O parque recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, número só superado pelo Zoológico de São Paulo.
O Aquário de Santos, inaugurado em 2 de julho de 1945, com a presença do presidente Getúlio Vargas, tem 1.000 m2 de área e 50 tanques. O Aquário tem 150 espécies e cerca de 4 mil animais, desde pequenos invertebrados até mamíferos marinhos.
No  total, são 31 tanques com 1,3 milhão de litros de água doce e salgada, tratadas por 25 bombas de filtragem, sendo seis delas exclusivas para o tanque do lobo marinho. Uma grande turbina de ar-comprimido, ligada a todos os tanques, é responsável pela oxigenação da água. Uma moderna subestação elétrica alimenta as bombas e um gerador de emergência garante a sobrevivência dos animais em caso de falta de energia.


Habitats
Todos os tanques e aquários receberam cenografias que reproduzem os habitats naturais dos animais. Nos tanques de água doce, foram criados ambientes de fundo de rio, com galhos, folhagens, raízes e barrancos.
Os peixes de água salgada nadam em ambientes rochosos. O tanque oceânico reproduz o fundo da costa brasileira. No tanque das moréias, que preferem ficar escondidas, foram utilizados canos de PVC para criar fendas rochosas.
O tanque amazônico reproduz uma floresta inundada e os recintos do lobo-marinho e dos pinguins receberam a paisagem rochosa da Patagônia. Um ambiente que ficou bastante diferente é o tanque dos peixes asiáticos. Com as “ruínas” de um templo submerso da Ásia, é o único que não representa um ambiente natural.




 


 


 


 


O aquário possui 31 tanques com 1,3 milhão de litros de água tratada por 25 bombas de filtragem