ELEIÇÕES 2010

Mulheres no poder

19 de novembro de 2010

ONU divulga estudo e mostra Dilma como a 11ª presidente eleita na América

De acordo com o estudo “As Mulheres do Mundo 2010”, divulgado pela ONU, em outubro, apenas 14 mulheres no mundo ocupavam o cargo de chefes de Estado ou de governo no ano passado.
Em relação à representação feminina no parlamento, apenas 23 países possuíam em 2009 mais de 30% das cadeiras ocupadas por mulheres. Segundo o relatório da ONU, esse número, apesar de pequeno, é um “considerável avanço em comparação aos cinco países que tinham atingido esse nível em 1995”.
 A primeira mulher a chegar à presidência na América Latina foi a argentina María Estela Martínez de Perón, mais conhecida como ?Isabelita? Perón. Ela era vice na chapa do marido, mas com a morte de Juan Domingo Perón, eleito presidente, “Isabelita” assumiu e governou o país entre 1974 e 1976.
A boliviana Lidia Gueiler Tejada foi a 56ª presidente do país. Assumiu o cargo interinamente em 1977. No Haiti, Ertha Pascal-Trouillot também foi interina entre 1990 e 1991.
ROSALIA ARTEAGA – A terceira presidente interina na América Latina foi Rosalía Arteaga, no Equador. Muito conhecida dos brasileiros, pois dirigiu a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, em Brasília, ela era vice do presidente eleito, Abdala Bucaram. Como ele foi deposto pelo Congresso, Rosalía foi designada presidente interina do Equador em 1997. Dois dias depois, o Congresso elegeu um novo presidente interino, Fabián Alarcón Rivera, e Rosalía retornou ao cargo de vice. Violeta Chamorro, da Nicarágua, foi a primeira mulher latino-americana que se tornou presidente por meio de eleição – Isabelita Perón também se elegeu, mas como vice. Em 1990, Violeta Chamorro derrotou nas urnas o atual presidente do país, Daniel Ortega.
Na Guiana, Janet Jagan foi primeira-dama antes de ser eleita presidente, em 1997. O marido dela, Cheddi Jagan, governou o país entre 1992 e 1997, ano de sua morte. Janet, que assumiu em seguida, renunciou em 1999, cerca de dois anos após ter sido eleita, por motivos de saúde.
Também em 1999, Mireya Moscoso se tornou presidente do Panamá. Em 2006, foi a vez de Michelle Bachelet, no Chile.
A argentina Cristina Kirchner, eleita em 2007, a costarriquenha Laura Chinchilla, eleita em fevereiro de 2010, e agora Dilma Rousseff compõem o grupo de mulheres que atualmente governam um país latino-americano.


TOP 10
A presidenta Dilma Rousseff será a líder da quarta maior democracia mundial.  Entre as líderes que aparecem no ranking atual estão a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; a presidente da Argentina, Cristina Kirchner; a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard; a presidente da Libéria, Ellen Sirleaf; a primeira-ministra de Bangladesh, Sheik Wajed; a primeira-ministra da Islândia, Johanna Sigurdardottir; a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla; a presidente da Finlândia, Tarja Halonen; e a predidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite.