Coluna do Meio

19 de novembro de 2010

Sabedoria e espiritualidade

 


Sabedoria e espiritualidade
Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim
o que menos se suja.


Chico Xavier


———————————————–


Mistérios da vida
–  O jogo da vida não é fácil e tem seus mistérios no ambiente.
–  Quantos aos animais.
–  Os tigres, os leões, os elefantes demoram muito e tem grandes dificuldades para se adaptarem em algum ambiente. E, por mais fortes que sejam, os riscos de extinção são permanentes. Está aí o exemplo dos dinossauros. Já as baratas e mosquitos sobrevivem em qualquer ambiente.
–  Quanto aos homens.
–  É só fazer uma varredura na história das grandes personalidades mundiais. Há muito poucos homens grandes que tenham vindo de um ambiente fácil.


Encontro das Águas –BEM TOMBADO
– Está suspenso o licenciamento de Porto das Lajes, perto de Manaus, a 2,5km do Encontro das Águas. Motivo: tombamento do fenômeno pelo Iphan.
– Ficam protegidos os 10km contínuos do encontro das águas escuras do rio Negro e das barrentas do Solimões, além de 30km quadrados em seu entorno. – A Lajes Logística, que estava construindo o Porto das Lajes,  entrou com questionamentos ao tombamento.
– Mas, para o Ministério Público, há um reconhecimento cultural, arqueológico, paleontológico e estético do fenômeno do Encontro das Águas.


No lixo, outro desperdício
– Quem denuncia é o jornalista e ambientalista de respeito Washington Novaes. Diz ele:
– “Mais uma capital brasileira, Brasília, ameaça embarcar na última moda nacional em matéria de lixo, que é a implantação de usina de incineração. Brasília junta-se a São Paulo, Rio, Recife, Belo Horizonte e outras grandes cidades?.
– Segundo Washington Novaes, o movimento contra o projeto corretamente alega: a incineração deve ser a última solução, só adotada se não forem possíveis a redução do lixo, a reutilização de materiais, a reciclagem.
– A verdade é que  caminho da incineração seria mais difícil se o Senado não tivesse suprimido do projeto da Política Nacional de Resíduos Sólidos o dispositivo que não permitia a queima de resíduos.
– O Senado suprimiu e o Executivo concordou.


MMA com Eduardo Braga
–  Tem muita gente jogando suas fichas na indicação do senador eleito peloAmazonas, Eduardo Braga, para a pasta do Meio Ambiente. Motivos não faltam:
–  Como governador, Braga focou suas ações numa forte política ambiental, inclusive criando a Bolsa Floresta, para que os próprios nativos ajudassem a conter o desmatamento e ajudassem na preservação;
–  Braga esteve no Encontro da ONU, em Copenhague, e participou de vários debates junto com a então ministra Dilma Rousseff;
–  Virou amigo de infância dos mais importantes ambientalistas do mundo, tipo James Cameron, Schwarzenegger, Thomas Lovejoy e Al Gore;
–  E tem como suplente a médica Sandra Braga, sua mulher, que pode ajudar a a formar a legião feminina da Presidente Dilma.


Rio ECO 2012
–  E a polêmica não pára.
–  Para 2012, a ONU prepara a Conferência Rio+20, justamente para lembrar e discutir os avanços 20 anos depois da Conferência de Meio Ambiente do Rio, a ECO?92.
–  É questionada a atuação do diplomata chinês Sha Zukang, secretário-geral da Conferência, que criticou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
– Zukang criticou também os Estados Unidos e países que prometem doações, mas não cumprem.
–  O chinês acusou as grandes potências de serem “mentirosas” ao anunciarem compromissos financeiros na luta contra as mudanças climáticas e não depositarem o dinheiro.


Economia verde
–  Ainda a RIO+20.
–  Na pauta da Rio+20, para junho de 2012, está a negociação de um acordo para promover a economia verde.
–  A posição do Brasil e de outros emergentes é de que um novo arcabouço de leis precisa ser estabelecido para garantir que a promoção da economia verde não signifique uma onda de medidas protecionistas.