Publicitário faz parceria musical com passarinhos

19 de novembro de 2010

De como uma foto de pássaros que estavam nos fios da rede elétrica virou uma belíssima música com arranjo e orquestração de Jarbas Agnelli, da AD Studio. Jarbas transforma cada pássaro em nota musical

De como os pasarinhos viraram notas musicais


Ninguém vai contar e explicar melhor esta história do que o próprio Jarbas Agnelli.
“Esta é uma história que começou com uma brincadeira e está virando um projeto que eu estou chamando de pássaros no fio. Um dia acordei de manhã e achei uma foto de uns pássaros pousados nos fios de eletricidade. Achei interessante porque é uma coisa normal, todo mundo já viu pássaros pousados nos fio. Mas esta foto em particular é legal e chama a atenção porque são exatamente cinco fios. Cinco são justamente o número de fios de uma pauta musical.  Então eu pensei, puxa vida, que música será que sai daqui se eu for tentar a tocar. Então fui para o piano e toquei esta música, que é uma melodia super doce.
É claro que eu dei minha interpretação do tempo, de divisão dos compassos, do ritmo das notas. Mas os acordes e a posição das notas são justamente a que estão aí na foto. Aí eu fui no Google e achei o fotógrafo, que é o Paulo Pinto, do Estadão, de Porto Alegre. Aí eu o localizei e mandei para ele a música. Ele ficou super emocionado e muito feliz. O interessante que aí ele me mandou a foto original de volta, que tinha mais passarinhos, porque a foto havia sido cortada nas duas pontas. Aí eu ganhei mais umas quatro notas para um lado e umas quatro notas para o outro.
Então eu voltei lá para o computador e refiz a música toda em mais uma madrugada… E ficou melhor ainda. Daí eu falei, vou tentar fazer um vídeo, quase que um “making off” para mostrar como foi meu raciocínio nesta leitura. Então eu fiz um vídeo motion design, substituindo os passarinhos pelas notas, para ficar bem didático. Para as pessoas verem que realmente aquela foto continha aquela música. E eu postei o vídeo na internet e no dia seguinte foi uma explosão de “views”  (acessos).
O vídeo correu o mundo. Só no VIMEO foram 700 mil “views” em 19 dias… No GIZMODO que é um blog gigantesco de tecnologia também teve milhares de “views”… Milhões de “views”  no mundo inteiro. Tem uma originalidade a iniciativa. Apesar de ser uma coisa que todo mundo vê, todo mundo imagina… ah! Passarinho no fio… parece uma partitura.
O fato é de eu ter feito, deixa as pessoas emocionadas de estar vendo a natureza… qual o som da natureza? Teoricamente, né? Acho que a mágica está em você acreditar e entender que aquela música saiu exatamente desta foto. Várias pessoas, especialmente norte-americanos – que é mais céptico –  podem achar que é Photoshop, que é uma foto “fotoshopada”, impossível… Aí eu entro lá e comento: nada disto, está aqui, link do Estadão, não mexi na foto, não mexi em nenhum passarinho.
A mágica que tem é que as notas são estas. Eu estou interpretando o tempo e a duração delas… Eu fiz até uma brincadeira no vídeo que coloquei que o arranjo e a orquestração foram minhas, mas que a música era dos pássaros. As pessoas acham tudo muito legal… realmente eu não inventei esta música. Então tem uma brincadeira aí que emociona as pessoas”.


Jarbas Agnelli: “Os pássaros enpoleirados viraram acordes e cada um, isoladamente, notas no teclado.


Depois coloquei o xilofone e, na sequência, clarinete, fagote e oboé.”



Para ouvir a música no youtube: 


 http://www.youtube.com/watch?v=M4fVJ2-y3vQ


 


COMENTÁRIOS


“Quanta sensibilidade! Os dois artistas foram geniais ao olhar com o coração uma cena que normalmente não damos valor. Me fizeram derramar lágrimas de alegria e emoção. Parabéns e muito obrigada!”
Carmem Toledo


“Olha, a historia é realmente muito bonita. É a natureza se mostrando como é linda! Parabéns ao Jarbas Agnelli que teve essa percepção e ao repórter fotográfico Paulo Pinto.”
Cláudio Reis


 “Genial! Gênio é quem é capaz de entrever algo de transcendente, nas coisas ditas ‘corriqueiras’. O publicitário teve uma sacada genial, ao compor uma ‘sinfonia ornitológica’. O fotógrafo também foi muito feliz, ao retratar os pássaros. “.
Daniel Silveira


 


Publicitário premiado, Jarbas Agnelli – quando trabalhava na W/Brasil – ganhou um dos principais prêmios da publicidade mundial, o Grand Clio, em 2001. Hoje tem seu próprio negócio, o AD Studio.


 Jarbas Agnelli


 


 


 


A FOTO  – A imagem é simples: uma foto de 38 passarinhos pousados na rede elétrica, em Santana do Livramento/ RS. A foto tirada por Paulo Pinto e publicada em 27 de agosto de 2009, ganhou versão musical e bateu recordes de acessos na internet.


O FATO –  O publicitário Jarbas Agnelli viu muito além dos passarinhos nos fios. Ele viu nos cinco fios as cinco linhas de uma pauta musical. E nos passarinhos, 38 notas musicais. Agnelli pegou esta “partitura” e começou a compor uma música em parceria com os passarinhos.


“Poeta é aquele capaz de ver
 pela primeira vez o que,
de tão visto, ninguém vê.”
Otto Lara  Rezende


 


VISÃO DO FOTÓGRAFO
Para Paulo Pinto, foi a primeira vez que alguém interpretou de forma literal e já dizendo musicalmente o que vi na cena. Nem sempre fazemos fotos para serem musicadas. Se o acaso nos permite, o leitor ou a pessoa comum que olha uma foto, vê à sua maneira. É para isso que nós fotojornalistas fazemos nossas fotos, ou seja, para uma livre interpretação. Nesse caso a cena no meu ponto de vista era uma partitura da natureza, mas só um olhar de músico poderia levar em frente essa visão. E esse foi o acaso, uma surpresa agradável que alegra os olhos e os ouvidos, com a criação e interpretação do Jarbas Agnelli.

Paulo Pinto = Repórter fotográfico, 46 anos, com 27 anos de profissão, Paulo Pinto nasceu em Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul. Participou de várias publicações e hoje trabalha do Grupo Estado. Seu site é:  http://www.paulopinto.com/


 


 


Para ouvir a música no youtube: 


 http://www.youtube.com/watch?v=M4fVJ2-y3vQ