Gente da floresta
13 de dezembro de 2010O presidente Lula afirmou que não basta fazer política de desmatamento em Brasília, “é preciso levar isso para a prática”. Lula lembrou uma das frases que marcaram a trajetória de Chico Mendes: “o melhor jeito de cuidar da floresta é cuidar da gente que mora na floresta”.A queda do desmatamento, medida pelo Prodes, registra o… Ver artigo
O presidente Lula afirmou que não basta fazer política de desmatamento em Brasília, “é preciso levar isso para a prática”. Lula lembrou uma das frases que marcaram a trajetória de Chico Mendes: “o melhor jeito de cuidar da floresta é cuidar da gente que mora na floresta”.
A queda do desmatamento, medida pelo Prodes, registra o corte raso, etapa final do desflorestamento, em áreas maiores de 6,55 hectares. Em relação ao período anterior, a queda foi de 13,6%. Entre agosto de 2008 e julho de 2009 o monitoramento havia registrado 7,4 mil hectares desmatados.
O desmatamento caiu em sete dos nove estados da Amazônia Legal, faltando ainda a consolidação dos dados anuais do Amapá e Roraima. O Pará, que também registrou queda nas taxas de desmatamento, foi o estado que mais desmatou no período, chegando a 3,7 mil km2. Acre e Amazonas tiveram aumento na taxa: Acre aumentou de 216 KM2 para 273 Km2 a área desmatada. Amazonas de 405 Km2 para 474 Km2.
Chico Mendes: “o melhor jeito de cuidar da floresta é cuidar da gente que mora na floresta”.