Paulo Nogueira-Neto lança livro sobre a história das ações e políticas ambientais no Brasil.
13 de dezembro de 2010Nesta viagem pela história de sua vida e de suas ações na área ambiental, o primeiro presidente da SEMA – Secretaria Nacional de Meio Ambiente (ligada ao Ministério do Interior) e um dos únicos brasileiros a participarem do histórico encontro da ONU, em Estocolmo, em 1972, traz relatos dos principais acontecimentos ambientalista no Brasil e no… Ver artigo
Nesta viagem pela história de sua vida e de suas ações na área ambiental, o primeiro presidente da SEMA – Secretaria Nacional de Meio Ambiente (ligada ao Ministério do Interior) e um dos únicos brasileiros a participarem do histórico encontro da ONU, em Estocolmo, em 1972, traz relatos dos principais acontecimentos ambientalista no Brasil e no mundo. Tudo com base nos registros feitos, em diário, durante as viagens, reuniões e encontros de que participou.
A obra reúne impressões pessoais e depoimentos de Paulo Nogueira-Neto a respeito dos fatos históricos, leis, tratados, conferências internacionais e eventos dos bastidores do governo que envolve a questão ambiental, além de imagens atuais e de arquivo, que ilustram os relatos. A publicação mostra um pouco da trajetória científica e política do autor que contribuiu significativamente para o estudo do comportamento das abelhas indígenas sem ferrão e, também, foi o mentor da lei da Política Nacional de Meio Ambiente que criou e implantou a Área de Proteção Ambiental de Cafuringa, no Distrito Federal.
Perfil do autor
Paulo Nogueira-Neto foi o primeiro secretário especial do Meio Ambiente, órgão vinculado ao Ministério do Interior, na década de 70, com prerrogativas de ministro. Na época o cargo era equivalente ao de ministro de Meio Ambiente. Foi secretário de meio ambiente do Distrito Federal por dois anos e, atualmente, é membro do Conama e presidente da mais antiga associação de defesa ambiental do país, a Associação de Defesa do Meio Ambiente de São Paulo (Ademasp-BR). Além de participar de diversos grupos ligados a área ambiental, ele é integrante da Academia Paulista de Letras.
Conama 100: Paulo Nogueira e Jairo Costa
Aproveitando a centésima reunião ordinária do Conama, realizada em Brasília (24/nov), a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, homenageou o pioneiro Paulo Nogueira e o ambientalista Jairo Costa, da FBCN. Ambos participaram a primeira reunião do Conama realizada em 5 de junho de 1984. Nogueira-Neto era Secretário Especial do Meio Ambiente, e tomava posse como Secretário Executivo do CONAMA, assim como Jairo Costa, como conselheiro pela Confederação Nacional do Comércio-CNC.
Paulo Nogueira-Neto, decano do ambientalismo brasileiro