ELEIÇÃO CONAMA

16 de fevereiro de 2011

Eleição dos ambientalistas

Centro-Oeste
Os representantes eleitos pelo Centro Oeste foram: Fundação Pró Natureza (Funatura) e a Ecodata.


Sul
Pela região sul foram eleitos: Inga (Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais) e AAr (Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária).


Nordeste
O Nordeste será representado pela Furpa (Fundação Rio Parnaíba e Bioeste), Instituto de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável no Oeste da Bahia.


Norte
Os representantes da Região Norte foram SOS Amazônia e Kanidê (Associação de Defesa Etnoambiental).


Sudeste
Pela região Sudeste foram eleitos o Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental) e Organização Ponto Terra.


Nacional
A representação nacional será da ONG Movimento Verde de Paracatu (Mover).


Importância do colegiado
Samyra Crespo, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, ressaltou o papel dos representantes da sociedade civil no Conama. “É uma bancada muito importante, com responsabilidades grandes”. Ela pediu “entusiasmo e compromisso” no tratamento da pauta do Conama. “Temos pela frente novos desafios nos próximos dois anos”, alertou Samyra,  ressaltando o papel da banca ambientalista no Colegiado, chamando a atenção para participação social nas decisões envolvendo o meio ambiente e a sustentabilidade. Segundo ela, o Conama está revitalizado pelo processo eleitoral, que assegura a participação da sociedade civil organizada na execução da política ambiental brasileira. “É uma grande esperança para que tenhamos cada vez mais, em nosso país, as políticas ambientais não só acordadas pelos dirigentes das instituições, mas também pela base da sociedade”.