Força à mulher

21 de março de 2011

Serviço Florestal estimula contratação de mulheres nas concessões

Cuidar e proteger a mulher significa cuidar e proteger 70% de um povo, explica a sociologia. O motivo é simples: protegendo a mulher, sobretudo em regiões mais carentes, se protege as crianças e reforça a proteção familiar. Daí que o Serviço Florestal Brasileiro tem adotado ações afirmativas nos editais de concessão florestal para incentivar a inclusão das mulheres em um setor que tradicionalmente as emprega pouco. A atividade florestal sustentável deve ser também um vetor para as políticas de gênero, lembra Natalino Silva, diretor de Concessão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro.
Desde o primeiro processo de concessão, na Floresta Nacional (Flona) do Jamari (RO), em 2007, as empresas que vencem uma licitação para manejar a floresta têm reduções nos preços pagos ao governo pelo metro cúbico extraído de madeira caso dêem atenção especial à contratação de trabalhadoras.
O valor do desconto previsto nos editais é progressivo e pode chegar até a 3%, dependendo da proporção de mulheres em relação ao total de funcionários. O empregador de uma unidade de manejo que contratar cinco mulheres num universo de 100 funcionários, por exemplo, já tem direito a desconto.
“As políticas públicas são imprescindíveis para combater a desigualdade entre homens e mulheres. Ao estimular a criação de empregos para mulheres, o Serviço Florestal Brasileiro demonstra que está cumprindo a política transversal de Estado destinada a mitigar drasticamente as desigualdades de gênero”, lembra o diretor Natalino Silva. Os incentivos à adoção de política afirmativa de gênero estão incluídos nos três editais de concessão já lançados pelo Serviço Florestal para as flonas do Jamari, Saracá-Taquera (PA) e Amana e dos quatro pré-editais (versão que foi discutida em audiência pública e incorporará sugestões antes de se tornar edital) já elaborados pelo órgão, para as flonas do Crepori (PA), Altamira (PA), Jacundá (RO) e para o lote sul da flona de Saracá-Taquera.
Sempre é bom lembrar que uma concessão florestal requer o trabalho de profissionais em diversas atividades, de secretária e advocacia a a apoio logístico.