SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

CELEBRAR PARA CONSCIENTIZAR

11 de junho de 2011

No Brasil, até o rock entrou na dança pelo meio ambiente

São as crianças aqui presentes no Congresso Nacional que justificam essa batalha pelo Meio Ambiente”.


Da deputada Rebecca Garcia (PP/AM sobre a Sessão Especial para comemoração da Semana do Meio Ambiente no Congresso Nacional com a particição de 200 alunos de escolas de Brasília.


 


Como faz todos os anos, desde 2004, este ano o palco principal das comemorações ocorreu nas cidade de Nova Deli e Mumbai, na Índia, onde 2.5000 corredores mostraram o apoio ao Dia Mundial do Meio Ambiente, participando da World 10K Race. Foi também inaugurada a floresta “World 10K”.


O Pnuma – O programa da ONU para o Meio Ambiente, lançou o relatório “Florestas em uma Economia Verde em Nova Déli”. Segundo explicou o diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, “frente ao desmatamento contínuo (atualmente estimado em 5.2 milhões de hectares por ano no mundo inteiro), o relatório descreve como um aumento de investimentos públicos e privados no manejo de florestas e recursos florestais pode impulsionar consideravelmente a oferta de trabalho, reduzir o desmatamento e ajudar a contornar as mudanças climáticas”.


 


Projeto Muda Rock



NEPAL – O Pnuma apoio, no Nepal, uma expedição de limpeza para remover 9 toneladas de lixo na região do Monte Everest. Mais de 60 voluntários participaram da iniciativa. O objetivo é manter esta ação a longo prazo, desenvolvendo instalações para o manejo sustentável de resíduos e reciclagem na região.



CONGO – Em Brazzville uma houve um encontro internacional sobre bacias de florestas tropicais. O evento focou o manejo sustentável de ecossistemas florestais nas bacias da Amazônia, Congo e Mekong e Borbéu.



BRASIL – No Brasil houve ações em todas capitais e cidades do interior. Mas, com o apoio do Pnuma, a celebração do Ano Internacional das Florestas, lançou oficialmente o Projeto Muda Rock – Para cada download de música ou vídeo do projeto, uma muda de árvore será plantada em uma área de reflorestamento do Brasil. O projeto almeja plantar um milhão de árvores nativas no período de um ano.

COSTA RICA – Com uma história de reflorestamento de grande sucesso – que registrou um crescimento da cobertura florestal de 22% em 1995 para 51% em 2010 – a Costa Rica recebeu 15 países vizinhos para um curso de treinamento sobre manejo sustentável de florestas.



CANADÁ – Em Toronto, sede regional para os eventos que aconteceram na América do Norte – a programação foi variada com mais de 50 atividades, desde workshops para estudantes, seminários de consultoria de alto-nível em Economia Verde com 40 líderes ambientais, e uma série de encontros de leitura para crianças.



BÉLGICA – Em Bruxelas, as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente tiveram início com um picnic e um show de música, contando com a participação da estrela da Disney e Embaixadora da ONU para a juventude, Monique Coleman.



BAHRAIN – O escritório regional do Pnuma organizou na região oeste da Ásia uma grande campanha de limpeza de praias e plantio de árvores. Segundo Achim Steiner, as atividades ambientais devem ter continuidade e serem levadas durante todo o ano quer seja substituindo sacolas plásticas por sacolas de tecido ou pegando carona na organização de plantios de árvores nativas ou promovendo limpeza de parques, rios, lagos e praias. “O importante – lembra o diretor do Pnuma – é que as ações podem ser grandes, pequenas, locais, internacionais, barulhentas ou discretas. O que importa é que se trate de um exemplo de ação ecológicamente correta”.


 


Semana do Meio Ambiente


A história das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (o Pnuma usa a sigla WED – World Environment Day) começa em 1972. Tudo começou com a primeira Conferência sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente Geral das Nações Unidas, realizada em Estocolmo(ONU). Daí, então, ficou fixado o dia 5 de junho para a celebração. A rigor, as comemorações e atividades estendem-se por todo o mês de junho particularmente na primeira semana referida como “Semana do Meio Ambiente”.