XIII FICA - 14 a 19 de junho

Cinema e Ecologia tomam a cidade Goiás

11 de junho de 2011

O 13º FICA, que exibe e premia obras audiovisuais de temática ambiental, promove reflexões sobre o meio ambiente e cria ações de formação e capacitação na área audiovisual.


Além da mostra competitiva e das oficinas, o XII FICA também apresenta ampla programação musical, com 17 artistas goianos.


 


Para tornar o FICA mais ambiental, a organização do festival de Goiás Velho convocou este ano o gestor ambiental Emiliano Godói, responsável pela implementação de ações que visam a sustentabilidade.


O FICA tem metas de consumo de energia, redução de material gráfico e de geração de resíduos, treinamento dos prestadores de serviço e exigência de adequação dos geradores a serem utilizados.


Segundo Emiliano Godói, somente no quesito gasto de papel, a redução foi de 20%. Tal economia é buscada por meio de mudanças de procedimentos internos nos escritórios do festival na Cidade de Goiás e em Goiânia. O uso massivo de divulgação via internet é um dos principais fatores utilizados, assim como a reutilização de material restante de edições anteriores do FICA.


A quantidade do material impresso em gráfica também foi reduzido. Durante o evento, estão previstas ações para a redução da emissão de gás carbônico. Os geradores de energia elétrica utilizados possuem rigoroso controle de liberação de gases.


Para o professor Lisandro Nogueira, professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás, o FICA terá maior aproximação entre o festival e comunidade. “Participei da divulgação em escolas para incentivar a inscrição em minicursos e oficinas oferecidas pelo evento”, explica.



Programação


A programação de cinema inclui Mostra Competitiva, IX Mostra ABD, Fica Animado (Infantil) e Mostra do Cinema Brasileiro, que homenageia Arnaldo Jabor, exibindo 7 títulos de sua premiada carreira, entre eles: Eu Sei Que Vou te Amar, de 1986 e A Suprema Felicidade, lançado ano passado.


Jabor e o presidente do júri, Cacá Diegues, participam do Fórum de Cinema tratando de questões sobre do cinema brasileiro. A segunda mesa do Fórum – O Ambiente Humano – recebe o psicanalista Contardo Calligaris.


No Fórum Ambiental, a ex-senadora Marina Silva e o índio Benki Pinhanta Ashaninka, discutem os avanços e desafios da conferência Rio + 20. Também estão na pauta: clima e conservação do patrimônio histórico, história cultural ambiental e energia nuclear. O 13º FICA também apresenta ampla programação musical, com 17 artistas goianos e atrações como: Maria Rita, dia17, Mano Chao, dia18 e Rita Lee, dia 19.