Contagem regressiva para a RIO+20

Prioridades para a ONU

20 de julho de 2011

Ban Ki-Moon visitou Brasília e confirmou que a RIO+20 será a prioridade para Nações Unidas.

A conferência receberá mais de 100 chefes de Estado para discutir o desenvolvimento sustentável e a economia verde. “A ONU vem abordando as mudanças climáticas, temos feito um bom progresso, mas não temos sido capazes de conseguir um acordo amplo sobre o tema”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon.


“O mundo enfrenta insegurança alimentar, insegurança energética, falta d?água, questões que estão interligadas e precisamos unir estes pontos”, acrescentou o chefe das Nações Unidas. “A ONU não poupará esforços para que a Rio+20 seja um sucesso para a humanidade”, concluiu.


O Brasil lançou no início do mês os preparativos para esta reunião de cúpula da ONU, que ocorrerá exatamente 20 anos depois da Cúpula da Terra, que reuniu em 1992, na mesma cidade do Rio de Janeiro, mais de 100 governantes e se encerrou com um plano de ação para o desenvolvimento sustentável. A RIO+20 buscará debater um modelo de economia verde que leve em conta não só o meio ambiente, mas também o desafio da inclusão social e a erradicação da pobreza no mundo.


 


“A Conferência da ONU, a Rio 92, foi um momento de conjunção política muito forte, com contexto que favoreceu os resultados alcançados. Embora haja dificuldade de se implementar as propostas, o evento é até hoje referência dos processos políticos. Isso não está perdido. Os tratados e convenções são bons mas faltam ser cumpridos. A Rio+20 se propõe a fazer o balanço dessas lacunas”.


Fernando Lyrio, do MMA