Resíduos sólidos

Sul de Minas sem lixão?

20 de julho de 2011

Consórcio socioambiental para gestão do lixo tem nove municípios

Pelo Brasil


Com a prioridade de implantar o gerenciamento de resíduos sólidos na região do Sul de Minas, para acabar com os depósitos de lixo irregulares (lixões ou aterros controlados) foi criado o Cidesea – Consórcio Intermunicipal Socioambiental, formado pelos municípios de São Lourenço, Itamonte, Cristina, Carmo de Minas e Soledade. Posteriormente, novos municípios aderiram ao Cidesea. São eles: Itanhandu, Olímpio Noronha, Dom Viçoso e Pouso Alto.


O superintendente do Cidesea, Maurice Chevalier de Souza Andrade, informa que o consórcio está contratando uma consultoria da Fundação João Pinheiro, responsável pelo programa estadual Minas sem Lixão, para finalizar o edital de contratação da empresa que implantará a tecnologia e gerenciará a destinação e tratamento do lixo na região. “Técnicos da Fundação vão nos auxiliar para que o Consórcio entre a melhor tecnologia a ser implantada aqui”, disse o superintendente.


O consórcio estuda várias alternativas de tecnologias para gerenciar o lixo dos municípios consorciados, entre elas refinaria de biomassa (que transforma os resíduos em subprodutos), usina de biomassa (transforma o lixo em energia), carbonização neutra (produzindo adubos e fertilizantes), compostagem aeróbica (compacta e ensaca os resíduos para decomposição), e o aterro sanitário.