RIO+20: Brasil instala Comissão Nacional
20 de julho de 2011Nova reunião da comissão será em agosto para aprovar proposta para ONU
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, coordena a reunião da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Palácio Itamaraty
Composta por 18 Ministérios, representantes de diversos setores da sociedade civil e dos poderes Legislativo e Judiciário, a Comissão Nacional foi criada pelo Decreto 7.495, de 7 de junho de 2011. O objetivo é promover a interlocução entre as diversas esferas de Governo e da sociedade civil com a finalidade de articular os eixos da participação do Brasil na RIO+20.
Uma das primeiras tarefas da Comissão Nacional é aprovar a proposta brasileira para a conferência, a ser encaminhada à ONU até o dia 1º de novembro deste ano. Os dois temas estabelecidos pelas Nações Unidas são: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.
Na próxima reunião da Comissão Nacional, marcada para agosto, deve ser definido o cronograma de trabalho da proposta brasileira para a conferência, entre outros pontos.
A proposta brasileira de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pelos países-membros das Nações Unidas durante a 64ª Assembleia-Geral (2009-2010). Na qualidade de país-sede e presidente da Conferência, o Brasil poderá contribuir para a renovação do compromisso internacional com o legado da Rio-92, antecipando a agenda do desenvolvimento sustentável dos próximos anos.