Superlotação

7 bilhões de habitantes

22 de agosto de 2011

Os desafios de um planeta com 7 bilhões de passageiros…

“O desafio hoje é outro: qual é o impacto ambiental para uma população deste tamanho? Segundo vários cientistas, este é um conceito muito mais ampliado e é também um novo desafio tecnológico. “


 


E Em 2008, a ONU lançou uma relatório que dizia que em 2050 a população mundial atingirá um pico de 9 bilhões. Só depois iria estabilizar. Mas agora em maio de 2011, a estatística da ONU já foi refeita num novo relatório que prevê um pico da população para 10,1 bilhões em 2100. Esta mudança significa justamente as mudanças de difíceis previsões, como por exemplo, a questão da fertilidade humana mais ou menos elevada. Para Philippe Wanner, um ou dois nascimentos a mais por mulher é suficiente para causar um efeito multiplicador em três ou quatro gerações. “As Nações Unidas têm levado em conta as novas tendências, que incluem um lento declínio da fecundidade em alguns países como o Níger. Isso explica a diferença na projeção em apenas três anos de intervalo”, salienta o demógrafo.



Migração


Um outro elemento que foge muito do controle das autoridades é o processo migratório. Segundo Philippe Wanner esta é uma realidade que precisa ser levada em conta. “A Europa vai ser despovoada – explica. Esta é uma certeza?. E a Ásia não consegue, atualmente, controlar seu crescimento populacional. Este século está marcado por muitos desequilíbrios demográficos significativos. Quando se tem, de um lado, uma pressão demográfica muito alta e, de outro, uma grande falta de mão-de-obra, a migração é inevitável”, salienta o demógrafo. Um dado importante que vale a pena lembrar é que nos séculos passados o debate maior era de como produzir alimentos para satisfazer uma demanda crescente. Pela Teoria de Malthus, a Terra não tinha condição de alimentar tanta gente. As novas tecnologias agropecuárias mudaram este conceito. O desafio hoje é outro: qual é o impacto ambiental para uma população deste tamanho? Segundo vários cientistas, este é um conceito muito mais ampliado e é também um novo desafio tecnológico.



Teoria de Malthus


Em 1798, Thomas Malthus publicou seu Ensaio sobre a População, no qual desenvolveu uma teoria demográfica que se apoiava basicamente em dois postulados: crescimento da população e produção de alimentos. Na época, a teoria era muito consistente. Mas onde Malthus errou e por quê? Segundo alguns cientistas, como Eliseu Roberto de Andrade Alves, pesquisador e um dos fundadores da Embrapa, Malthus errou simplesmente porque suas previsões estavam ligadas às limitações da época para a coleta de dados. Primeiro porque Malthus tirou suas conclusões partindo da observação do comportamento demográfico em uma determinada região, com população predominantemente rural, e as considerou válidas para todo o planeta no transcorrer da história. Segundo porque não considerou, dentro da evolução humana, as conquistas tecnológicas, como também não previu os efeitos decorrentes da urbanização, do empreendedorismo rural aplicado ao agronegócio.