No caminho das águas

22 de agosto de 2011

O progresso exige sacrifícios, mas é sempre imputado em maior parte à natureza, ficando o homem como observador dos bons resultados.

Estão querendo construir uma barragem no teu curso, causando temor às populações ribeirinhas que mantém hábitos, lazer e subsistência através da pesca e outros recursos que proporcionas. Os estudos de utilização de teus potenciais hídricos estão cada vez mais complexos e já não basta mais aquilo que forneces naturalmente.


Querem teus benefícios para outras fontes, mesmo que agregados a inúmeros malefícios. Não se importam que tuas águas inundem locais não desejados e acreditam que indenizações solucionam todos os problemas. Ignoram as lesões irreversíveis a serem causadas aos microorganismos que também fazem parte do ecossistema. Pensam poderem controlar as cheias de pequena intensidade, mas não asseguram quando forem maiores. O progresso exige sacrifícios, mas é sempre imputado em maior parte à natureza, ficando o homem como observador dos bons resultados e alheio às negatividades, parecendo não acreditar que suas obras possam reverter os princípios delineados. O egoísmo corrompe a diversidade coletiva em favor da unidade pessoal.


Será que somente catástrofes despertam o sentir da importância de tuas águas correrem naturalmente e não serem utilizadas inadequadamente? Um rio pode ser adestrado parcialmente pelo homem, mas somente a natureza pode domá-lo totalmente. Um rio não é separação, é junção e com o ser humano deve formar uma só existência, para que o mundo continue a ser o imenso palco criado para o desenvolvimento de todas as criaturas. Na margem em que me encontro, tuas dimensões representam todos os rios em suas bacias hidrográficas. Costumamos exortar tua mansidão e serventia, mas distante de ti, somos impiedosos e misturamos tua benevolência com a nossa ingratidão. Não desejando ser poético, apenas, desfruto o desejo que continues o teu curso natural conforme a natureza o decidiu, sem barragem e sem desvio, permitindo-nos desfrutar de um ecossistema repleto de flora e fauna. Somos parte da tua natureza e contigo devemos viver em harmonia, para que sobrevivamos pelas leis do universo.