Cultura e Natureza

22 de agosto de 2011

A fotografia de natureza e a economia criativa

“Toda fotografia revela uma história que pode ser alegre ou triste. Pode ensinar ou constranger. Toda fotografia leva uma mensagem sem dizer uma única palavra. Para os fotógrafos da natureza, um pingo d`água na asa de uma libélula tem mais valor do que o sol marcando com sua luz todo o oceano. “


 


Segundo o fotógrafo Gustavo Pedro, diretor da AFNATURA, a economia criativa tem a fotografia de natureza como fomentadora de muitas atividades que influenciam diversos setores, como a moda, turismo, educação, desporto e saúde, implicando que a promoção de um meio ambiente equilibrado contribui para melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade.


Durante o encontro no Jardim Botânico do Rio, foi montado uma Exposição VIVER NATUREZA com fotos cedidas pelos associados da AFNATURA, com intuito de divulgação e exibição da identidade fotográfica da fotografia de natureza brasileira. A curadoria da mostra foi de Ricardo Siqueira. A mostra será itinerante.


O encontro ocorre num momento muito importante para o Rio e para o Brasil, pois o País se prepara para receber milhares de visitantes em vários eventos internacionais previstos, como a RIO+20, Copa do Mundo de 2012 e Olimpíadas de 2016.


Para Gustavo Pedro, o objetivo da AFNATURA é fortalecer a importância de “nossos atributos naturais através do poder da fotografia de natureza brasileira como estratégia de divulgação e valorização de nossa cultura, através de laços de identidade com a natureza”.