Ibama: tecnologia para multar

22 de agosto de 2011

Auto de infração eletrônico é solução tecnológica para auxiliar os agentes ambientais

Segundo o Ibama, entre suas funcionalidades, o sistema fará o registro de fotografias e coordenadas dos ilícitos, permitirá consultas a sistemas corporativos e rastreabilidade de rotas de deslocamentos das equipes e processará cálculos e edição de textos. Em breve, servirá também como instrumento de comunicação entre equipes e unidades do Ibama.


O diretor de Planejamento, Administração e Logística, Edmundo Soares do Nascimento Filho, destaca a importância que a nova tecnologia vai garantir na redução do tempo de preenchimento do auto de infração e de seu cadastramento on-line no Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização (Sicafi).


Haverá também muita redução nos recursos administrativos e judiciais decorrentes de possíveis equívocos no ato de lavratura do auto de infração, seja em função da escrita ilegível, seja por indicação incorreta da norma jurídica violada.


Edmundo Soares do Nascimento Filho explica que o Ibama “é o primeiro órgão ambiental, em nível nacional, a implantar o Auto de Infração Eletrônico.


Segundo Nascimento Filho, essa solução tecnológica e administrativa auxiliará os agentes ambientais à medida que reduzirá a quantidade excessiva de material transportado para o campo, permitindo a consulta à legislação ambiental por meio eletrônico e, principalmente, assegurando a integridade e a segurança dos dados.


É um marco da atual gestão por representar um salto de qualidade, um revés no ilícito ambiental.


Com esse instrumento, o Ibama trabalhará com inteligência, celeridade e segurança das informações, no contexto do que a sociedade espera da administração pública.


Retrata o Ibama do século XXI que a sociedade quer”.