Laudo Natel o Bandeirante ambiental

22 de agosto de 2011

Como governador de São Paulo, Laudo Natel criou o Dia da Ave e fez do sabiá laranjeira a Ave Símbolo de São Paulo.

“Laudo Natel, um empresário de sucesso, presidente do São Futebol Clube e construtor do estádio Morumbi, foi governador de São Paulo duas vezes. De junho de 1966 a janeiro de 1977, assumindo como vice o posto do titular Adhemar de Barros, e de março de 1971 a março de 1975, eleito pelo Colégio Eleitoral.”


O LIVRO de Dalgas


Para que as primaveras não se calem para sempre…”


Laudo Natel lê o livro de Dalgas Frisch


 


 


Fotos: Silvestre Gorgulho


E este grupo não estava sozinho. Estes brasileiros se juntaram ao então governador de Nova York, Nelson Rockefeller, o Príncipe Philip, da Inglaterra, o Rei Leopoldo, da Bélgica, e o Príncipe Bernard, da Holanda. E a dois outros dirigentes do WWF, o aviador Charles A. Lindbergh e Peter Scott (filho do desbravador Robert Scott). Todos abraçaram o projeto. A mobilização deu resultado. Em agosto de 1968, o presidente Costa e Silva assinou o decreto criando o Parque Nacional Indígena do Tumucumaque.


Outro exemplo do pioneirismo de Laudo Natel. Em 6 de junho de 1966, Laudo Natel assume pela primeira vez o Governo de São Paulo. Natel era vice do então Governador Adhemar de Barros, que foi cassado. O trabalho de Natel na área de gestão financeira é conhecido: moderniza o sistema financeiro do Estado com a ajuda de um jovem economista de 38 anos, seu Secretário da Fazenda: Antônio Delfim Netto. Poucos sabem que foi o governador Laudo Natel que iniciou uma grande campanha pela proteção da flora, da fauna e respeito às florestas. A pedido dos ornitólogos Johan Dalgas Frisch e Olivério Mário de Oliveira Pinto, Natel assina decreto 46.797 criando o Dia Estadual da Ave, em 5 de outubro. Mais: institui o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) como Ave Símbolo de São Paulo.




.


 


 


 


 


Acima, Dalgas Frisch mostra a Laudo Natel a página onde ele, Amador Aguiar e Lázaro Brandão defendem a instituição do Dia da Ave.


AVE NACIONAL


Esta iniciativa gerou frutos não só em São Paulo, mas em todo o País. Posteriormente, o governo federal copiou a medida. Por decreto do Presidente Costa e Silva, o mesmo 5 de outubro é adotado como Dia Nacional da Ave. Em 3 de outubro de 2002, o presidente Fernando Henrique Cardoso amplia a decisão e faz do sabiá-laranjeira (turdus rufiventris) a Ave Nacional do Brasil. Para quem não se lembra, vale recordar. Na Exposição de Motivos para FHC, os ministros Euclides Scalco (Chefe da Secretaria Geral da PR), Paulo Renato (da Educação) e José Carlos Carvalho (do Meio Ambiente) citam a Folha do Meio Ambiente. Veja, abaixo, o fac-símile da Exposição de Motivos.


 



Fac-símile da Exposição de Motivos