RIO+20 - Contagem Regressiva

Oportunidade para o Brasil

22 de agosto de 2011

A RIO+20 vai tratar da economia verde no contexto da erradicação da pobreza e a governança ambiental internacional

A RIO+20 é uma conferência de natureza política. Não é uma conferência que está sendo modelada para ter natureza analítica. O que está se buscando é uma mobilização política em torno do que significa agir de maneira sustentávelš”.


Para a ministra do Meio Ambiente a RIO+20 é um marco. “É o evento mais importante do Governo Dilma, do ponto de vista político. Dá uma oportunidade ímpar de o Brasil mostrar quais as perspectivas de desenvolvimento que temos e como as questões ambientais e a sustentabilidade se relacionam com essa nova agenda de desenvolvimento em que o País está inserido”, avaliou.


Izabella Teixeira salientou que as questões ambientais não devem ser encaradas pelo setor produtivo como impeditivas ao crescimento. “Essa é uma visão anacrônica, extemporânea e absolutamente sem nenhum sentido, inclusive econômico.” Segundo Izabella, o Governo pretende ampliar a interlocução com o setor privado e com a sociedade. “Mas não apenas para consultas; não é isso. É para ampliar o processo, de fato, de engajamento, porque isso é uma pré-condição essencial para que a sustentabilidade seja colocada pós Rio+20.”


A ministra que integra o Painel sobre Sustentabilidade Global da ONU, também comentou o avanço do Brasil no contexto internacional – que difere daquele em que ocorreu a RIO`92, há duas décadas. “Nós temos capacidade de liderar as questões de sustentabilidade”, afirmou.


Para Izabella Teixeira, os pilares da RIO+20 são a economia verde no contexto da erradicação da pobreza e a governança ambiental internacional. E explicou: “A conferência é de natureza política. Não é uma conferência que está sendo modelada para ter natureza analítica. Ou seja, não ficaremos debruçados discutindo e analisando documentos, tampouco discutindo conceitos. O que está se buscando é uma mobilização política em torno do que significa o desenvolvimento sustentável”.



Frente Ambientalista debate com estados RIO+20


A programação preparatória terá debates abertos ao público nas cinco regiões do país no sentido de levantar subsídios e oferecer contribuições para a conferência em junho de 2012


A Frente Parlamentar Ambientalista lançou sua agenda de reuniões preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, RIO+20.


O objetivo é construir uma agenda de debates que antecede o encontro, no sentido de sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados à questão ambiental. Os temas abordados serão: biomas, águas, meio ambiente urbano, energia e segurança alimentar, escolhidos pela sua importância no atual contexto e norteados pelos dois eixos básicos da RIO+20, a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável. Haverá um encontro para cada um dos cinco temas, em cada região do país, que serão realizados a partir de setembro. As capitais escolhidas foram: Manaus, Cuiabá, São Paulo, Recife e Porto alegre, além de um sexto encontro de fechamento em Brasília e o encontro na própria conferência, com parlamentares de todo mundo, no Rio de Janeiro. Os debates serão abertos ao público.