INFORME ESPECIAL

Preservação e conscientização na pauta empresarial

22 de setembro de 2011

Sustentabilidade ambiental é a palavra-chave para entender a atuação das empresas e sua relação com a sociedade

“Na Mendes Júnior, a gestão dos aspectos de QMSR é conduzida por meio dos Procedimentos do Sistema de Gestão Integrada, tanto na rotina interna quanto na mobilização e desmobilização de obras”.
Paulo Márcio de Carvalho, gerente de QMSR da Mendes Júnior.


Para a Mendes Júnior, uma das maiores empresas brasileiras no segmento de engenharia, o desenvolvimento de uma série de iniciativas relacionadas às questões ambientais e à redução do impacto de suas atividades são fundamentais. Além disso, a busca contínua pela melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, a conscientização e capacitação de seus profissionais e a contribuição para o desenvolvimento das comunidades onde atua também fazem parte da política de QMSR desenvolvida.
Primeira empresa da América Latina a ter todo o seu Sistema de Gestão Integrada (SGI) certificado nas principais normas internacionais de qualidade (ISO9001), meio ambiente (ISO14001), segurança e saúde ocupacional (OHSAS18001) e responsabilidade social (SA8000), a Mendes Júnior aplica os requisitos ambientais, os aspectos de segurança do trabalho e a promoção da saúde em todos os seus processos. “A nossa visão de sustentabilidade revela o compromisso com a sociedade. Isso significa que criamos soluções de engenharia, refletidas nos resultados econômico financeiro e socioambientais, em todos os empreendimentos. Essa postura contribuiu para criar identidade e está na base de nossas decisões”, explica o gerente de QMSR (*) da Mendes Júnior, Paulo Márcio de Carvalho.






(*) QMSR As ações da área de QMSR (Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social) fazem parte do Sistema de Gestão Integrada e envolvem a organização com o objetivo de gerenciar e disseminar todos os temas relativos à sustentabilidade em seus três pilares: econômico, social e ambiental.






Voltado especificamente para a questão ambiental, a certificação na norma, ISO14001, permite às organizações um melhor desempenho na gestão de resíduos e poluentes, diminui os riscos das operações, reduz o consumo de energia e ainda possibilita a disseminação do respeito ao meio ambiente nos diversos níveis hierárquicos. Além disso, possibilita a conquista de novos e importantes negócios. Ser uma empresa certificada é uma das formas mais tangíveis de demonstrar aos parceiros e clientes que o compromisso é verificado na prática. Significa também que a condução das políticas é validada por meio de auditorias externas, realizadas pelo órgão certificador Bureau Veritas Certification (BVQI). “Hoje aprimoramos a gestão das condicionantes ambientais, licenças prévias e instalação dos empreendimentos nas fases de licitação e execução das obras. O amadurecimento das práticas é notório”, salienta o coordenador de QMSR da Mendes Júnior e mestre em engenharia ambiental, Cláudio Guerra.


Práticas de excelência
A construção da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), é um dos exemplos da atuação sustentável da Mendes Júnior. O estádio, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 e concebido em consórcio com a Santa Bárbara, cumpre as exigências da norma internacional Leadership in Energy and Environmental Designer – LEED (*), e considera o aumento da eficiência no uso de energia e o controle, monitoramento e reaproveitamento de resíduos gerados em todo o projeto.






(*) LEED Norma internacional criada por um conselho mundial, aberto e voluntário, o U.S Green Building Council (USGBC), que congrega lideranças de setores da indústria e da construção. O objetivo é promover e transformar a construção convencional em sustentável. A norma abrange prédios novos ou existentes, interiores de edificações comerciais, prédios de múltiplos usuários e residências






Outra obra executada pela empresa e que merece destaque por suas práticas sustentáveis é o SESC 24 de Maio, na cidade de São Paulo, no qual o controle de resíduos e efluentes é um dos mais avançados. “A construção do SESC exige muito da empresa, pois estamos realizando uma obra em área com intensa circulação de pessoas. Como as questões ambientais não podem ser pensadas fora do contexto social, todo o processo de QMSR é integrado e isso nos permite trabalhar em várias frentes para reduzir o impacto de nossas atividades”, afirma Paulo Márcio de Carvalho.


Mercado: vários valores
Qualidade dos serviços e do atendimento, respeito ao meio ambiente, segurança e saúde dos colaboradores e responsabilidade social são mais que valores para o mercado e a sociedade, são temas que precisam permear todas as organizações e interferem diretamente na aquisição e manutenção de negócios. Todas as ações de meio ambiente devem ser realizadas com planejamento, procedimentos, profissionais qualificados e ainda precisam estar em consonância com as demandas específicas dos locais onde as organizações estão inseridas.
O conjunto dessas práticas devem se desdobrar em iniciativas que demonstrem ao cliente e à população o compromisso em todos os processos desempenhados. “Na Mendes Júnior, a gestão dos aspectos de QMSR é conduzida por meio dos Procedimentos do Sistema de Gestão Integrada, tanto na rotina interna quanto na mobilização e desmobilização de obras. De acordo com as particularidades de cada projeto, os procedimentos corporativos são complementados por instruções de trabalho específicas, analisadas e aprovadas pela área de QMSR”, explica Paulo Márcio de Carvalho.


www.mendesjunior.com.br