Educação ambiental

PARQUE ECOPEDAGÓGICO

20 de outubro de 2011

O Parque Olhos d’Água tem espaço especial de educação para as crianças

Segundo o autor do projeto, Pedro Henrique Vinhal, a finalidade principal do espaço é desenvolver atividades ecopedagógicas para proporcionar oportunidades da comunidade se envolver em práticas socioambientais. As nove estações ecopedagógicas que compõem o EcoParque foram construídas com técnicas e materiais da bioconstrução e pensadas para trabalhar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor e psicológico das crianças de 6 a 10 anos, além de facilitar a aprendizagem infantil e resgatar a relação homem-natureza.


 



Pedro Henrique Vinhal começou a desenhar os primeiros traços de um EcoParque


 


 


 


 


 



Voluntários na contrução do parque pedagógico preparam o terreno e encaixam as pedras para montagem do espaço multiuso


 


 


 


 


 


“As nove estações ecopedagógicas que compõem o EcoParque foram construídas com técnicas e materiais da bioconstrução e pensadas para trabalhar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor e psicológico das crianças.”


 


O Centro de Estudos e Troca de Saberes

O Centro de Estudos e Troca de Saberes, o 7Saberes, tem um ano de vida. Nasceu em setembro de 2010, a partir do encontro de pessoas de diversas áreas que queriam estudar, vivenciar e trocar conhecimentos sobre novas metodologias educacionais holísticas inspiradas na cooperação, cultura de paz e transdisciplinaridade. O coletivo busca promover a mobilização e a integração da sociedade, seus atores e a natureza por meio de algumas atividades como os jogos cooperativos, danças circulares e educação ambiental.   Neste ano de vida, o 7Saberes realizou eventos, mutirões em parques e instituições educacionais, oficinas e vivências para semear uma mudança de paradigma, com o objetivo de resgatar a relação homem-natureza e o respeito pela biodiversidade.


O EcoParque é aberto ao público. Durante a semana, atividades monitoradas pelo grupo 7Saberes serão realizadas com a Escola Classe 415 Norte e, aos sábados de manhã, é a vez das crianças da comunidade. Os interessados em utilizar o espaço devem entrar em contato com o grupo para receber o cronograma e os horários disponíveis para a realização de atividades.


 


Uma aventura lúdica em 9 estações


Agrofloresta, Túnel do Adobe, Torre da Escalada, Torre do Escorregador, Cama de Gato, Espaço de Convivência, Anfiteatro, Canteiros de Ervas e Viveiro de Mudas formam as atrativas estações para a diversão das crianças. O ecoParque Olhos dŽÁgua é uma aventura lúdica. A primeira estação tem dois canteiros experimentais de recuperação do solo e várias espécies ainda em crescimento. É a Agrofloresta.


O Túnel de Adobe está na segunda estação e busca estimular a habilidade de engatinhar, fundamental para o desenvolvimento motor das crianças.


Torre de Escalada é a terceira estação e ensina a criança a lidar com a altura, a força, a agilidade, o medo, a cooperação e a coordenação. A Torre de Escalada feita com madeira de reflorestamento, telhas ecológicas e um futuro sistema de captação de água da chuva.


A Torre do Escorregador vem em seguida e pode ser alcançada por uma rede de cordas, pneus ou escalada inclinada. O objetivo é lidar com o equilíbrio, a força e o contato.


A Cama de Gato é a quinta estação e uma das favoritas das crianças que se divertem na estrutura de madeira, arames e elásticos, desenvolvendo a capacidade de manter a concentração na atividade até o final, habilidade difícil de ser trabalhada nos pequenos desbravadores.


Ao concluir o percurso, chega-se ao colorido Anfiteatro de mosaicos, feitos com materiais reutilizados de entulhos próximos ao parque.


O Espaço de Convivência, logo em seguida, foi construído para a realização de práticas corporais livres, como o yoga e os jogos cooperativos.


O Viveiro de Mudas e o Canteiro de Ervas Medicinais finalizam o circuito com agradáveis aromas e sabores.