Biodiversidade

Gigante pela própria natureza

20 de outubro de 2011

O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio genético do mundo

Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as unidades de conservação e os planos de ação das espécies ameaçadas são considerados alguns dos principais instrumentos para a preservação da biodiversidade. De acordo com a ministra, até 2014, o MMA pretende concluir os planos de ação de todas as espécies da fauna em estado de ameaça. E até o final deste ano, cerca de 35% destes planos devem ser finalizados.


Izabella Teixeira avalia que a gestão adequada de espécies inclui o uso sustentável dos componentes da biodiversidade, o acesso do público às áreas de preservação e um amplo processo de participação científica, além de mais pesquisas. “Temos que avançar em metodologias inovadoras, novos modelos de mercado e desenvolver uma visão estratégica sobre as bacias de ativos florestais”, salienta a ministra.


O Brasil é mesmo gigante pela própria natureza. O País é responsável pela gestão do maior patrimônio genético do mundo, sendo considerado o País mais rico em biodiversidade do planeta. Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Bráulio Dias, a cada ano são descritas cerca de mil novas espécies no País. “Talvez possamos gastar cerca de mil anos para descrever toda a nossa diversidade biológica”.