POLUIÇÃO VEICULAR
20 de outubro de 2011MMA aprimora metodologia para medir emissões atmosféricas por veículos automotores
O novo inventário será produzido por um Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria 386, do MMA, publicada neste mês de outubro e que se constitui por instituições governamentais e privadas vinculadas aos setores de combustíveis e veículos, sob a coordenação da Gerência de Qualidade do Ar do MMA.
O gerente de Qualidade do Ar do ministério, Rudolf Noronha, prevê que todos os anos o MMA vai publicar um inventário nacional. “O novo deverá ser lançado até março [de 2012]. O GT deverá encerrar seus trabalhos até 31 de dezembro de 2012, quando deverão estar prontos os inventários das principais regiões metropolitanas do País. Os números nacionais são obtidos pelo cruzamento de informações sobre a frota que circula no País, a curva de sucateamento dos veículos que transitam e, por exemplo, dados da indústria sobre as novas tecnologias de fabricação de veículos e de combustíveis, que seguem exigências de programas do Governo Federal.
Calendário
26 de outubro – Os governos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo vão apresentar suas experiências em reunião do GT na capital paulista. “Os representantes desses estados vão apresentar as complexidades de suas próprias metodologias, mostrando dificuldades e soluções que podem contribuir com outros estados”, explica Rudolf Noronha.
10 de novembro – O GT deverá reunir-se na Petrobras, no Rio de Janeiro, para debater fatores de emissões de gases poluentes.
6 de dezembro – Haverá uma reunião no MMA, em Brasília, em que as instituições vão definir o plano de trabalho a ser realizado em 2012.