DIA MUNDIAL DA ÁGUA
16 de fevereiro de 2012No próximo 22 de março, o mundo inteiro vai comemorar o Dia Mundial da Água. Todo ano, a Organização das Nações Unidas conclama os cidadãos do mundo para que dêem um tempo no seu dia-a-dia para fazer uma reflexão: a água é um bem finito e é o recurso natural mais estratégico e vital. Muitos… Ver artigo
No próximo 22 de março, o mundo inteiro vai comemorar o Dia Mundial da Água. Todo ano, a Organização das Nações Unidas conclama os cidadãos do mundo para que dêem um tempo no seu dia-a-dia para fazer uma reflexão: a água é um bem finito e é o recurso natural mais estratégico e vital. Muitos eventos, seminários e conferências acontecem neste dia em muitos estados e prefeituras.
Distrito Federal – Em Brasília, a Adasa comanda as comemorações com esporte, regata e lançamento de livro
Para Brasília, a Adasa – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal programa vários eventos. A abertura oficial das comemorações está marcada para o dia 22 de março no auditório da Adasa. Durante a solenidade serão realizadas duas premiações – troféu Guardião da Água e a escolha do Mascote do Programa Adasa na Escola. Neste dia será lançada a nova edição do livro “Legislação de Recursos Hídricos” e do serviço itinerante da Agência, o Adasa Móvel. A abertura do evento começa às 15 horas.
Sábado – 24 de março – Regata das Águas, uma parceria da Adasa com o Iate Clube de Brasília, que nesta segunda edição levará cerca de 30 embarcações de diferentes classes às águas do Lago Paranoá a partir das 10 horas.
Domingo – 25 de março – O dia será de esporte e diversão no Parque da Cidade. A tradicional “Corrida e Caminhada das Águas”, uma parceria da Adasa e da ANA, deve contar com cerca de 1500 pessoas inscritas para percorrer os 5 km do trajeto. A novidade para a criançada é o Festival das Águas.
Medalha da Água
Entrega da Comenda está marcada para 25 de março, em São Lourenço-MG
A Semana da Água em Minas Gerais começa dia 22 e vai até o final do mês. O ponto alto será dia 25 de março, quando o governador do Estado, Antônio Anastasia, faz a entrega solene da Medalha da Água, ou Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, no Circuito das Águas.
A condecoração é um tributo de São Lourenço às águas que deram origem ao Município e são, até hoje, as principais responsáveis pelo desenvolvimento da economia local. A comenda é entregue anualmente em um domingo próximo ao Dia Mundial da Água. O Chanceler da Medalha, Eugênio Ferraz – diretor-geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais -, é o presidente do Comitê com representantes dos três poderes municipais (Executivo, Legislativo e Judiciário) e da sociedade civil organizada que escolhe os agraciados. O objetivo da Medalha da Água é homenagear cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram com ações em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao Turismo, à Preservação Ecológica e Ambiental
Barqueata Ecológica
Uma semana antes do Carnaval, aconteceu a 23ª Barqueata Ecológica do rio Verde, no Sul de Minas. Durante um percurso de 5km, entre Pouso Alto e São Lourenço, os participantes – alunos das escolas da cidades, escoteiros, polícia do Meio Ambiente e ambientalistas – fizeram um mutirão para plantar mudas de árvores nativas nas margens do rio e recolher lixo.
As doações integram o Programa Peixe Vivo, desenvolvido pela Cemig, para preservar a ictiofauna (conjunto de espécies de peixes) das bacias hidrográficas onde a companhia energética tem usinas. De acordo com o organizador e idealizador da barqueata Luiz Antônio Tavares, presidente da ONG SOS Rio Verde, nesses 23 anos, o rio Verde, já recebeu mais de 100 mil alevinos e juvenis. Os peixes chegam em caminhão adaptado da Cemig.