Aziz Ab’Saber *1924 +2012

21 de março de 2012

Brasil perde um cientista com trajetória acadêmica marcada pela coerência

O geógrafo Aziz Ab’Saber morreu aos 87 anos, dia 16 de março. Autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais e dos impactos ambientais no Brasil, Ab’Saber desenvolveu ao longo de extensa carreira centenas de pesquisas e tratados de relevância internacional nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia. Foi presidente de honra, presidente e conselheiro da SBPC. Era membro da Academia Brasileira de Ciências. Desenvolveu trabalhos no Instituto de Estudos Avançados da USP até o dia anterior ao seu falecimento.

Sobre Marina Silva "A Marina é gente boa mas não conhece o Brasil. É uma mulher do Acre, uma pessoa que acredita no criacionismo. Ela é ela, e acabou. Tudo o que sabe é que existiram aquelas fantásticas atitudes de Chico Mendes".

Transposição do São Francisco – "Não sou contra a transposição de águas do São Francisco, desde que seja feita de acordo com projetos bem elaborados e não demagógicos. Mas sou totalmente contra que se faça uma pressão para o começo das obras, um fato que fica muito eleitoreiro. Outra questão que as pessoas que estão forçando a transposição não levam em conta é o seguinte: o rio que cruza os sertões e vem de cabeceiras que fornecem água relativamente em quantidade para o médio vale e, depois atravessa os cerrados e depois vai para a caatinga. Ocorre que o cerrado e a caatinga têm a mesma sazonalidade. Seis meses muito secos e justamente no período da secura do cerrado e da caatinga é que o rio vai ter que fornecer mais água para a transposição".

Favelas e o crime – "No Rio, em função da proliferação das favelas e da penetração de narcotraficantes, vivemos problemas sérios que equivalem à formação de estados paralelos dentro de uma região metropolitana. Esta situação me preocupa profundamente e não vejo iniciativas dos governos para resolvê-la ou minimizá-la".