DIA DOS METEOROLOGISTAS

21 de março de 2012

O 23 de março foi escolhido como o Dia Internacional do Meteorologista por ter sido, nesse dia, fundada a Organização Mundial de Meteorologia.

TEMPO E CLIMA

"Tempo é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. "

 

O meteorologista pesquisa as condições e o comportamento físico da atmosfera.

O Brasil possui um órgão centenário para cuidar de todos os serviços de meteorologia: o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), criado em 1909. Ligado ao Ministério da Agricultura, o INMET tem várias missões: prover informações meteorológicas confiáveis à sociedade e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Esta missão é atingida através do Monitoramento, Análise e Previsão do Tempo e Clima, fundamentados em pesquisa aplicada, no trabalho em parceria e no compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis.

Para realizar seu trabalho, o meteorologista usa de muitos conhecimentos ligados à física, à geografia, matemática, à química e à ecologia para aplicá-los à alteração da atmosfera e às variações do clima.

Até a divulgação do trabalho, o meteorologista monitora tudo que acontece nos céus nos mínimos detalhes. Recolhe a todas informações de uma rede estações meteorológicas espalhadas pelo país, de navios, balões e aviões. Hoje em dia, devido aos satélites e à informática, as previsões são rápidas e muito mais precisas.

A Meteorologia é a ciência que estuda as condições e o comportamento físico da atmosfera. Enquanto que a Climatologia é uma sub-área da meteorologia que estuda o comportamento médio da atmosfera para um determinado período, através de métodos estatísticos. Segundo os técnicos do INMET, existe uma diferença entre o tempo e o clima. Tempo é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade.

O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e frequências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo.