Prêmio Pew para ambientalista brasileiro
22 de abril de 2012“O Brasil é reconhecido como um dos países mais significativos do mundo em termos biológicos, mas pouco tem sido feito pela proteção de seus ambientes marinhos”, afirma Dutra. “O Pew Fellowship 2012 nos ajudará a melhorar a conservação marinha nessa área do planeta tão singular e biodiversa. Com mais informações e melhor gestão, estou certo… Ver artigo
“O Brasil é reconhecido como um dos países mais significativos do mundo em termos biológicos, mas pouco tem sido feito pela proteção de seus ambientes marinhos”, afirma Dutra. “O Pew Fellowship 2012 nos ajudará a melhorar a conservação marinha nessa área do planeta tão singular e biodiversa. Com mais informações e melhor gestão, estou certo de que poderemos alcançar objetivos importantes para a conservação marinha no Brasil, preservando áreas importantes para a biodiversidade e melhorando o uso sustentável dos recursos pesqueiros na região de Abrolhos”.
O Programa Pew Fellows para Conservação Marinha é uma iniciativa de prestígio que oferece aos beneficiários US$ 150.000 para pesquisas científicas ou projetos de conservação, com duração de três anos, designados a abordar importantes desafios enfrentados pelos oceanos. Dutra usará o processo de expansão da área protegida em Abrolhos como um modelo para ampliar o planejamento espacial marinho no Brasil.
Atualmente, menos de 2% dos ecossistemas marinhos do país estão protegidos. Entretanto, como signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica, um tratado global que aborda a conservação da biodiversidade, o Brasil concordou em proteger no mínimo 10% de sua área marinha até 2020. A premiação apoiará a ampliação para cerca de 9.500.000 hectares do conjunto de áreas marinhas protegidas na região dos Abrolhos e também a criação de uma rede de áreas marinhas protegidas (AMPs) de 85.000 km2 na região, o que permitirá o uso sustentável dos recursos naturais. O projeto pretende apoiar o Brasil no alcance de seu objetivo em relação à proteção marinha e gerar conhecimento científico de qualidade para subsidiar processos futuros de tomada de decisões sobre a criação e a gestão das AMPs na região.