NOS ESPAÇOS DO QUINTAL

22 de maio de 2012

A natureza empreende cenários nos quais os atores, por mais inexpressivos que sejam, representam cenas do cotidiano e demonstram a importância do ecossistema.

Enquanto essa planta viceja e encanta, alguns de seus visitantes causam preocupações devido às mudanças climáticas. As borboletas, principalmente, têm sido ameaçadas pela fragmentação de áreas onde vivem e pela introdução de monoculturas. Naturalistas preocupados com a extinção de algumas espécies idealizam construir o maior santuário do mundo para as borboletas, embora outros refúgios menores já estejam em funcionamento.

Camomila e borboletas têm atraído a atenção nas andanças pelo quintal, assim como deve acontecer também em ambientes similares. Flores e insetos libertos mesmo que num pequeno espaço, constituem um processo de familiarização com o mundo natural, uma interação ainda plenamente possível entre os seres vivos. Interessante observar as expressões das pessoas quando entram em contato com cada nova espécie vegetal ou animal e quando juntas, causam um impacto ainda maior.
A natureza empreende cenários nos quais os atores, por mais inexpressivos que sejam, representam cenas do cotidiano e demonstram a importância do ecossistema. O espetáculo é encenado com qualquer tempo, mudando o enredo e os participantes sem aviso prévio. Embora nos ambientes aconteçam constantes transformações naturais ou pela mão do homem, flora e fauna interagem e sustentam o seu equilíbrio para a preservação das espécies.
Enquanto na modesta área do meu quintal as flores desabrocharem e as borboletas voarem, sempre haverá um espetáculo para assistir. Se ambos tiverem que procurar outro habitat, ninguém saberá se conseguirão desempenhar suas funções em novos locais. Apesar disto, a natureza estará nos deslumbrando com suas maravilhas em todos os espaços disponíveis.