Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

ESTUDANTES EM BONS LENÇÓIS

22 de agosto de 2012

Universitários monitoram Lençóis para melhorar manejo e preservação

O que esperar da pesquisa feita pelos estudantes? Os gestores do Parque esperam muito. O resultado das enquetes vão dar subsídios para planejar melhor o futuro da unidade e seu manejo no dia-a-dia. 

 

 

 

 

 

 

Universitários do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Projeto Darcy Ribeiro) e do curso de Turismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba (SP) participam de um programa de voluntariado no Parque dos Lençóis Maranhenses. A ideia inicial era monitorar o nível de água das lagoas no interior do parque, conforme as estações seca e chuvosa, e cruzar os dados com a expectativa e satisfação do visitante. Objetivo: propor medidas de manejo da visitação para potencializar a experiência do visitante e reduzir impactos relacionados à visitação. Mas, como este ano de 2012 a estação chuvosa foi fraca e as lagoas não encheram, o trabalho dos voluntários está concentrado na aplicação de questionários e análise dos resultados.

O  programa engloba o projeto Manutenção de Trilhas e Monitoramento dos Impactos da Visitação, proposto pelo analista ambiental Yuri Teixeira Amaral durante curso oferecido pela Coordenação-geral de Uso Público e Negócios (CGEUP/ICMBio) no ano passado. E o que esperar com a pesquisa feita pelos estudantes? Os gestores do Parque esperam que, com o resultado das enquetes, se obtenha subsídios para planejar melhor o futuro da unidade e seu manejo no dia-a-dia. A preocupação principal é em relação à instalação de equipamentos de apoio à visitação, capacitação de prestadores de serviço autorizados – motoristas e condutores de visitantes – contratação de concessão para cobrança de ingresso e demais serviços de apoio à visitação, entre outras medidas de manejo.