LAGO PARANOÁ

10 MANDAMENTOS DA LIMPEZA DO LAGO

15 de outubro de 2012

Com as chuvas, o lago Paranoá recomeçou a encher. O Movimento Lago Limpo trouxe muitos benefícios para o lago

Mais importante do que as 5,2 toneladas de lixo retiradas do Lago Paranoá, em Brasília, foram as diversas ações proporcionadas pelo Movimento Lago Limpo, coordenado pela ADASA – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal. Ao provocar o abaixamento do nível da água, técnicos e voluntários ofereceram várias atividades educacionais, sociais e ambientais em benefício da população e do próprio lago, como:
 
 
 
 
 
 
 
 

Cidadania e meio ambiente se faz com a participação da sociedade, com voluntariado e gestão pública. Da esquerda para a direita: Célio René Trindade Vieira; o presidente da ADASA Vinícius Benevides, o Secretário de Turismo Luis Otávio Neves; Rodrigo José Manente e Suelen Bordigno, da ABIS; o Secretario de Meio Ambiente Eduardo Brandão; Irene Viotti, da Agência Brasileira de Inovação e Sustentabilidade-ABIS; o diretor da ADASA João Carlos Teixeira; também da ABIS, Emanuel Barbiero Antonio e Diego de Alencar Dalcolli; e Júlio Cesar Ribeiro, secretario adjunto de Esporte.
 
 
 
10 MANDAMENTOS DA LIMPEZA DO LAGO
 
1) Maior conscientização para os habitantes sobre a destinação final do lixo. 
2) Para as empresas, a importância da rastreabilidade e destino final de cada resíduo produzido;
3) O aparecimento de praias proporciona a descoberta dos esgotos clandestinos, antes cobertos pela água.
4) No período, há o aumenta utilização das águas do lago para geração de energia.
5) Inspirado no “Clean Up Day” – movimento mundial em defesa do meio ambiente, voluntários e estudantes retiram todo o lixo às margens do lago;
6) Há uma renovação natural da água do lago, pois com o rebaixamento da lâmina d’água em 1,4 metro, as próximas chuvas trarão água nova. Os técnicos calculam que 2 mil metros cúbicos de água serão renovados.
7) O rebaixamento da água também deixa exposto ao sol as larvas e ovos de insetos que acabam morrendo.
8) Benefício social: as 5,3 toneladas de resíduos retiradas do Lago Paranoá foram encaminhadas às cooperativas de catadores de lixo.
9) Cursos de reciclagem foram organizados para estudantes e a população em geral.
10) A cidade participa efetivamente do monitoramento do mais importante cartão postal de Brasília. O Lago Paranoá, além da beleza, proporciona um equilíbrio ambiental.
 
 

 
Ao tempo que o lixo do lago era recolhido, alunos das escolas públicas participavam  de uma oficina de reciclagem, no Clube Naval.