Bioma Cerrado

Encontro e feira do Cerrado

15 de outubro de 2012

Memorial dos Povos Indígenas recebe de indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazenteiros, quebradeiras de coco e agricultores familiares

O encontro, que é realizado desde 2001, teve este a participação de  mais de mil representantes de indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazenteiros, quebradeiras de coco, agricultores familiares, além de organizações da sociedade civil do Distrito Federal e de estados do Cerrado – Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Bahia.

 
▶Rede Cerrado
O WWF-Brasil faz parte da Rede Cerrado. Segundo a Secretária Geral,  Maria Cecília Wey de Brito, a Rede Cerrado congrega organizações da sociedade civil que atuam na promoção do desenvolvimento sustentável e na conservação do Cerrado. Hoje, a Rede Cerrado congrega organizações da sociedade civil que atuam na promoção do desenvolvimento sustentável e na conservação do Cerrado. São mais de 500 organizações identificadas com a causa socioambiental no bioma. A diversidade de atores comprometidos e atuantes no campo político da Rede Cerrado é grande e, sem dúvida, seu maior patrimônio. 
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e a savana com maior biodiversidade do planeta. Ocupa quase 1/4 do território nacional. No Cerrado vivem 25 milhões de pessoas, ou 15% da população nacional, distribuída em 1.330 municípios. É conhecido como “berço das águas” ou “caixa d´água do Brasil” por abrigar nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras.
Estudos apontam que existem cerca de 15 mil espécies de plantas no Cerrado, das quais 44% são endêmicas (exclusivas do bioma), além de uma fauna riquíssima, com aproximadamente 300 mil espécies de animais, sendo 90 mil insetos (28% do total de espécies do Cerrado) e 2.500 espécies de vertebrados. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 132 espécies do Cerrado estão ameaçadas de extinção.
O problema central da ocupação territorial e econômica do Cerrado é o caráter predatório do modelo agrosilvipastoril predominante, que ameaça a própria existência do bioma e de seus povos. Até 2010, o Cerrado havia perdido 48,5% de sua cobertura vegetal e o processo de devastação continua.
 

"Tradicional Corrida
de Toras entre
etnias indígenas na
Esplanada dos Ministérios"