Preservação e proteção

Parque Nacional de Brasília

22 de novembro de 2012

  "A localização do Parque Nacional de Brasília próximo ao centro urbano, somada ao funcionamento de atividades impactantes no seu entorno, torna o parque alvo de problemas de grilagem, invasões, construções irregulares, descarte de lixo doméstico e acessos não autorizados."     Parque ganha 5 km de cercas   Parque Nacional de Brasília é uma das mais importantes UCs do Centro-Oeste. Criado um ano após a inauguração… Ver artigo

 

"A localização do Parque Nacional de Brasília próximo ao centro urbano, somada ao funcionamento de atividades impactantes no seu entorno, torna o parque alvo de problemas de grilagem, invasões, construções irregulares, descarte de lixo doméstico e acessos não autorizados."
 
 

Parque ganha 5 km de cercas

 

Parque Nacional de Brasília é uma das mais importantes UCs do Centro-Oeste. Criado um ano após a inauguração de Brasília, abriga remanescentes da fauna e flora do Cerrado, além de piscinas de água mineral, usadas para lazer pelos moradores e visitantes de Brasília, e a barragem de Santa Maria, que garante o fornecimento de água para boa parte do DF.

A sua localização, nas proximidades de um centro urbano, somada ao funcionamento de atividades impactantes no seu entorno, torna o parque alvo de problemas de grilagem, invasões, construções irregulares, descarte de lixo doméstico e acessos não autorizados. Segundo o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, para evitar que esses ilícitos ameacem a biodiversidade do local, a chefia da unidade busca estabelecer parcerias com os órgãos públicos locais, como a que foi feita agora com a Terracap para a demarcação e instalação das cercas.

Amauri Sena, Chefe da Unidade, explica que o parque aguarda a tramitação de processo licitatório no âmbito do Instituto Chico Mendes para contratar serviço de demarcação, colocação de placas e cercamento parcial na área de 13 mil hectares, anexada ao parque por lei em 2006. O processo tramita em regime de urgência na Unidade Avançada de Administração Financeira do ICMBio, em Goiânia.
Sem demarcação e colocação de cerca, reforça Amauri, os fiscais têm muita dificuldade de fazer a proteção do local, repleto de cachoeiras e muito frequentado pelos moradores da região.