“Duas Bocas” tem muito que contar
22 de novembro de 2012"A reserva ecológica de Duas Bocas, situada em Cariacica, na região da Grande Vitória-ES, abriga um fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação, além de abastecer de água o núcleo urbano de Cariacica e da capital capixaba. A rebio tem 2.910 hectares de uma fauna rica e diversificada e é usada com… Ver artigo
Duas Bocas não comporta atividades turísticas e recreativas."
Duas Bocas é uma Unidade de Conservação que tem acesso é limitado a ações educativas controladas. Foi criada inicialmente como Reserva Florestal em 1965. Sua categoria de manejo oficial foi definida em 1991 para Reserva Biológica. Dentro da Reserva está localizada a represa que leva o mesmo nome, atualmente responsável pelo abastecimento de 25% de água do município de Cariacica. A represa é abastecida pelos rios Pau Amarelo, Panela e Naia-Assú. Aliás o nome de “Duas Bocas” deve-se ao encontro dos rios Panelas e Naiá-Assú.
História –
Existe uma antiga represa feita pelo governo do Estado, em 1912, e uma nova represa ampliada pela prefeitura de Vitória e inaugurada, em 1951, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1912, o Governo do Estado iniciou a aquisição de algumas áreas na região da Sesmaria de Pau-amarelo, com a finalidade de construir a represa, inaugurada em 1918. Objetivo: abastecer de água nas regiões das Sesmarias de Pau-amarelo, Naiá-Assú, Samambaia e Taquara-Assú, ampliando a área de proteção da represa. Entre 1949 e 1954, a Prefeitura Municipal de Vitória iniciou a construção da nova represa para captação de água – Represa de Duas Bocas, esta então inaugurada por Getúlio Vargas. A Reserva Biológica tem sua história fortemente vinculada à produção de água para abastecimento dos núcleos urbanos (Cariacica e Vitória).
A Represa de Duas Bocas foi por vários anos a principal fonte de abastecimento de água da região de Vitória. Atualmente abastece parte do município de Cariacica.