Dia Mundial da ÁguA

A Cooperação PELA Água

20 de março de 2013

O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz.

 

“A ONU, ao estabelecer como tema para este ano a COOPERAÇÃO, busca conscientizar sobre a necessidade de fortalecer os laços de amizade para fortalecimento da paz. 
É mais um desafio entre as nações e comunidades no que diz respeito à gestão da água. 
O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz.“
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi criado pelas Nações Unidas pela Resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993.  
A resolução refletiu as crescentes preocupações com a preservação do meio ambiente e com a finalidade específica de sensibilizar as populações para a importância do uso racional da água. 
A água é um recurso natural que vem emitindo sinais de escassez e de verdadeira fadiga com os maus tratos que recebe do ser humano. O Brasil é uma potência mundial em termos de disponibilidade de água doce, daí que os brasileiros têm muita responsabilidade sobre o uso da água. Mas o que vemos no Brasil, ainda hoje, são duas ações perversas de degradação e de mau uso de seus recursos hídricos: a cultura da abundância e a terrível poluição dos rios e mananciais.

 

 2013 – Ano Internacional de Cooperação pela Água

 As ONU declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O objetivo deste Ano Internacional é conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. Durante todo o ano serão destacadas iniciativas de sucesso em cooperação pela água e serão trabalhados temas importantes, como educação ambiental com foco na água, diplomacia sobre a água, gestão da água em regiões fronteiriças, cooperação financeira, redes legais nacionais e internacionais e suas conexões com os objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 
 
Objetivos e mensagens
  • A Campanha Cooperação pela Água 2013 terá como foco cinco objetivos estratégicos:
  •  Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
  •   Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
  •   Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
  •   Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013; 
  •   Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.
 
 

 
Mensagens principais
A cooperação pela água constrói paz
 
A água é essencial para a vida no planeta e para o desenvolvimento socioeconômico, porém, é um recurso finito e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço. Inclusive no Brasil que é um país com grande reserva de água doce. A demanda pela água tem crescido cada vez mais. Ela é necessária para satisfazer os mais diversos tipos de necessidades humanas, possuindo desde usos domésticos, até usos na produção de alimentos, geração de energia, produção industrial etc. A pressão por esse recurso ainda se agrava em decorrência da rápida urbanização, da poluição e das mudanças climáticas.
 
 A cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, a igualdade social e a igualdade de gênero;
 O acesso à água potável é fundamental para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A governança inclusiva e participativa da água e a cooperação entre diferentes grupos podem ajudar a superar a desigualdade no acesso à água e assim contribuir para a erradicação da pobreza e para a melhoria das condições de vida e chances de educação principalmente de mulheres e crianças. 
 A cooperação pela água gera benefícios econômicos;
 Todas as atividades econômicas dependem da água. A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida; 
 A cooperação pela água é crucial para preservar os recursos hídricos e proteger o meio ambiente;
 A cooperação pela água fomenta o compartilhamento de conhecimentos sobre os aspectos científicos da água incluindo troca de informação e de dados, estratégias de manejo e melhores práticas e conhecimentos sobre o papel da água na preservação de ecossistemas, fundamental para o desenvolvimento sustentável; 
 O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz. A cooperação por uma questão tão prática e vital quanto o manejo da água pode ajudar a superar tensões culturais, políticas e sociais, e pode criar confiança entre diferentes grupos, comunidades, regiões ou estados.
 
 
 
CAMPANHAS ANO A ANO 1994 A 2013
 
2013 – Ano da Cooperação pela Água  
Ao estabelecer este tema, a ONU busca conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz.
 
2012 – Água e segurança alimentar
  Todos os alimentos para serem produzidos ou confeccionados precisam de água. Uns mais outros menos. Faz parte da campanha, coordenada pela FAO, além de sempre preservar os mananciais, consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água e reduzir o desperdício escandaloso de alimentos.
  
2011 – Água para  as Cidades: desafio urbano
  O Brasil é um bom exemplo. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outros grandes centros urbanos sofrem, ao mesmo tempo, da falta d’água e com as enchentes. A água que inunda é tão poluída que não pode ser aproveitada e água que se consome tem que ser buscada a longas distâncias.
  
2010 – Água limpa para um mundo saudável
  Ao mesmo tempo que a água saudável é vetor de saúde, se estiver contaminada pode ser vetor de doenças.   O tema qualidade da água busca refletir não só a importância, mas também a defesa e proteção dos mananciais.
  
2009  –  Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades
  Como as aves, as águas não obedecem fronteiras. Rios e lagos são usados, muitas vezes, para fazer fronteiras. Mas não são muitos os rios do mundo que nascem e deságuam num mesmo país. Geralmente, as águas situadas em regiões fronteiriças são motivos de conflitos e não de parcerias. O tema busca estimular a construção do respeito mútuo, da compreensão e da confiança entre os países na promoção da paz.
 
2008 – Saneamento
  A falta de saneamento é o principal foco de doença e mal estar. E os dados da falta de saneamento são alarmantes. Pela estatísticas, uma criança morre a cada 20 segundos decorrente das condições precárias de saneamento.
  
2007 – Lidando com a escassez de água
  A escassez da água é uma realidade, daí a necessidade de maior integração e cooperação para assegurar a gestão sustentável, eficiente e equitativa dos recursos hídricos. A escassez está justamente onde estão os maiores aglomerados humanos.
 
2006 – Água e Cultura
  Por ser um bem vital e muitas vezes sagrado, a água está no centro de movimentos religiosos, nos ritos e cerimônias. Faz parte da cultura, da arte, da música, da pintura e das danças.
  
2005 – Água para a vida
  A ONU marcou (2005-2015) a “Década Internacional da Ação Água para a Vida”, e a data de celebração do Dia da Água não poderia estar de fora. O enfoque é justamente colocar, como objetivo do milênio, todos os esforços para mostrar que os recursos hídricos precisam ser preservados por serem essencial à vida.
  
2004 – Água e desastres
A água pode ser vida e também pode ser morte. Tanto o clima como a água podem ter um impacto devastador no desenvolvimento socioeconômico e no bem-estar da humanidade. É importante monitorar esses eventos e alertar a população sobre as precauções cabíveis.

 2003: Água para o futuro

   A preocupação está na ordem do dia da ONU e de todos os países. São 7 bilhões de pessoas vivendo no planeta Terra e consumindo água de todas as formas: na alimentação, na indústria, no lazer e na produção de energia. O alerta da ONU é para a que cada um pense melhor sobre a qualidade da água doce disponível para as gerações futuras.

  
2002 – Água para o desenvolvimento
  As discussões sobre o tema mostram sempre a pressão do uso da água para promoção do desenvolvimento e geração de riqueza. Mas a ONU adverte: O estado de deterioração dos recursos hídricos em muitas partes do globo aumenta e hà necessidade de uma melhor gestão dos recursos integrados à água.
  
2001 – Água e Saúde
  Água é vida. Quando as águas adoecem, o meio ambiente e a saúde do homem ficam ameaçados.   Segundo a ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. São necessários esforços governamentais concretos para fornecer água potável e melhorar a saúde da população.
  
2000 – Água para o Século 21
  A pressão sobre o uso da água na agricultura, nas cidades e na indústria só crescem. E esse crescimento não é acompanhado por uma gestão racional dos recursos hídricos. O reuso da água ainda é um programa isolado e que precisa ser massificado.
 
  1999 – Inundações  Todos vivem rio abaixo
  O Brasil e o mundo vivem a cada temporada de chuvas a tragédia das inundações. As inundações não são conseqüências apenas das chuvas excessivas, mas sobretudo da interferência do homem no meio ambiente. A ocupação irregular do solo, a impermeabilização das áreas urbanas, os aterramentos e a devastação das matas ciliares são as motivações principais.
 
  1998 – Água subterrânea: o recurso invisível
  A água invisível está nos lençóis freáticos. Este é um tesouro guardado no subsolo e que começa também a ser explorado e, terrível, a ser poluído.
 
  1997 – Águas do Mundo: há o suficiente?
  A água, em bem finito, é fundamental para a vida. Mas, infelizmente, os recursos hídricos estão enfrentando demandas cada vez maiores, e a concorrência entre os usuários não para de crescer. Pior: para cada mil litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. 
Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nas regiões mais pobres do planeta dos países em desenvolvimento.
  
1996 – Água para cidades sedentas
  A campanha de 1996 enfatizou a crescente crise da água enfrentada por muitas regiões do mundo. Dados do International Water Management Institute mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial.
  
1995 – Mulheres e Água
  A feminização da pobreza é uma cruel realidade. Questão de gênero: as mulheres por cuidar da família, sobretudo das crianças, são as que mais sofrem com a falta de água. Dois subtemas foram escolhidos para guiar a campanha: a poluição da água e a degradação ambiental.
  
1994 – Cuidar da água é função de cada um
  Na primeira campanha, o tema procurou conscientizar a população da importância da ação de todos na conservação dos recursos hídricos. É importante que cada um faça a sua parte.
 
 
Sete reflexões sobre uso da água
 
“Não se pode mais planejar um único uso sem considerar as múltiplas finalidades da água”
 
1   A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (geração de energia, abastecimento doméstico e industrial, coleta de esgoto, lazer) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.
 
2  A contradição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai, por exemplo, em São Paulo, a contaminação da água superficial e subterrânea é tanta que, para o abastecimento da região metropolitana a água é buscada a mais de 150 km de distância. Ou seja, a chuva que deveria ser uma bênção é um fator de destruição e de risco.
 
 3  Hoje não existe mais água no mundo do que havia há 21 séculos, quando a população era menor do que 3% do que é hoje. Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo.
 
4  O Brasil, no todo, é um País rico em água. Dispõe de 12% de água doce superficial do mundo, mas tem vivido uma ilusão de abundância a despeito das diferenças de da má distribuição pelo seu território.
 
5  Mesmo nas regiões caracterizadas como de água abundante, a água está se tornando escassa porque sua qualidade deteriora. Essa é uma questão ambiental grave e do momento.
 
6  Dado importante: a lei brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo contemplando as questões básicas da sustentabilidade do uso da água. Hoje não se pode fazer a gestão dos recursos hídricos independente da gestão do uso do solo e sem que os usuários participem do processo decisório quanto ao planejamento dos usos. 
 
7  Hoje não se pode mais planejar um único uso sem considerar as múltiplas finalidades da água, como abastecimento, geração de energia, navegação, lazer, pesca e proteção ao ecossistema.