Metal tóxico

Regulação para uso do mercúrio

21 de março de 2013

Debate internacional busca alternativas seguras para o uso do mercúrio

 

“O mercúrio, apesar de estar presente na natureza, é um metal tóxico pesado, que oferece riscos à saúde humana e ao meio ambiente. O desastre vivenciado pela comunidade de Minamata, no Japão, é listado como o primeiro caso de envenenamento humano pelo metal. “
 
 
 

Com a participação do Ministério do Meio Ambiente de vários países, inclusive do Brasil, o Japão organizou o Seminário Internacional sobre a Doença de Minamata, justamente na cidade japonesa que deu nome ao evento. O objetivo foi trocar as experiências adquiridas na região depois do desastre ambiental que culminou na contaminação da baía de Minamata com o metal pesado.
A programação do Seminário Internacional incluiu uma série de visitas técnicas aos locais atingidos, indústrias e arquivos do governo, além de palestras e exposições que mostraram as medidas adotadas frente ao maior desastre ambiental do mundo envolvendo o mercúrio. O encontro abordou  todas as etapas do desastre enfrentado pela região, desde a descoberta dos casos da doença até as ações realizadas na remediação ambiental e medidas legais e políticas para solucionar o problema.  
O Brasil apoia o controle do uso e a redução de emissões e liberações da substância para o meio ambiente. 
O tratado, no entanto, ainda precisa ser ratificado por 50 países para entrar em vigor. No fim de janeiro, representantes de 140 países aprovaram o texto final com a proposta de um tratado ambiental que restringirá o uso e as emissões globais de mercúrio em diversos produtos. A Convenção de Minamata é resultado de dois anos de negociações e estará novamente em pauta durante uma conferência diplomática, marcada para outubro deste ano no Japão.  
Segundo o texto do tratado, são fontes de mercúrio segmentos produtivos como as usinas de energia a carvão, a siderurgia de chumbo, cobre, zinco e ouro, a incineração de resíduos e a produção de cimento. A Convenção prevê o controle do uso da substância na mineração artesanal de ouro por meio de planos de ação nacionais.  
Riscos à saúde
O mercúrio, apesar de estar presente na natureza, é um metal tóxico pesado, que oferece riscos à saúde humana e ao meio ambiente. O desastre vivenciado pela comunidade de Minamata é listado como o primeiro caso de envenenamento humano pelo metal. Em 1968, depois de 12 anos de contaminação, a doença já havia se tornado epidêmica e grande parte da população apresentava os efeitos do envenenamento. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas sofreram danos diretos à saúde, desse total, mais de 3 mil sofreram deformidades e má formação fetal, além dos casos de morte registrados.