Boca no trombone!

18 de julho de 2013

Queimadas “Ainda nem chegou agosto e começa a pipocar incêndios no Cerrado. Aqui entre Planaltina e Sobradinho já contei mais de 20 focos de incêndio. Estou preocupado com o Parque Nacional da Água Mineral que se não tiver um trabalho de prevenção sério e eficiente vai pegar fogo de novo. O pior da história é… Ver artigo

Queimadas

“Ainda nem chegou agosto e começa a pipocar incêndios no Cerrado. Aqui entre Planaltina e Sobradinho já contei mais de 20 focos de incêndio. Estou preocupado com o Parque Nacional da Água Mineral que se não tiver um trabalho de prevenção sério e eficiente vai pegar fogo de novo. O pior da história é que quando o incêndio não é criminoso ele acontece por desleixo ou mesmo pela mania de colocar fogo no lixo da fazenda. O risco das queimadas vai ser muito grande este ano”.

Ali M. Freitas – Planaltina – DF

 
 
 
Lixão padrão FIFA
“Será que os prefeitos não sabem que eles têm prazo determinado para acabar com os lixões em seus municípios? O prazo determinado por lei termina em agosto de 2014. Já foi adiado uma vez e não será prorrogado. A maior agressão ambiental hoje no Brasil está no abandono do saneamento básico e uso de lixões pelas prefeituras. Construir estádios parece fácil. Precisamos de estações de tratamento de lixo, estações de tratamento de esgoto padrão FIFA”.
Gê M. Tolentino – 
ambientalista – Belo Horizonte – MG
 
 
 
Fumaça preta
“Tenho uma amiga que tem uma mania que deveria ser compartilhada por mais gente. Eu já passei a imitar também. Quando vejo um caminhão ou ônibus ensandecido soltando aquela fumaça preta, faço o seguinte: anoto a placa, o local e a hora (quando posso fotografo com o celular) e mando os dados para o Ibama, ou para a secretaria de meio ambiente do município e do estado. Não sei se vai acontecer alguma coisa, pois a fiscalização é totalmente omissa. Mas eu faço a minha parte. Teve um caso que recebi resposta. O caminhão era de uma empresa transportadora e a Cetesb notificou o motorista. Isso é uma manifestação positiva e um protesto individual que surte muito efeito”.
Mag B. Cardoso – Campinas – SP