Qual a sua questão?

16 de agosto de 2013

COMO SER UM BRIGADISTA

BRIGADA é um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área de problemas e para ministrar os primeiros-socorros.
 
Todos os anos o Instituto Chico Mendes divulga amplamente seus processos de seleção para a formação das Brigadas de Combate e Prevenção a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação.
 
Para se tornar brigadista, o candidato deve ter sua ficha cadastral aprovada para, somente então, ingressar no curso de formação, que terá aspectos teóricos e práticos como pontos fundamentais da avaliação final. 
 
A partir da inscrição, os candidatos serão comunicados das respectivas datas e horários da pré-seleção oportunamente com prazo mínimo de 48h antes da sua realização.
 
Somente será aceita a inscrição, se o candidato tiver entre 18  e 55 anos; residir, preferencialmente, nas proximidades da Unidade de Conservação que abriu a seleção. apresentar no ato da inscrição toda a documentação exigida pela UC e não exercer cargo/função/emprego público ou privado; inclusive para servidores afastados por licença sem vencimentos.
 
O curso constitui-se de um número específico de vagas para brigadistas e chefes de esquadrão, considerando a realidade de cada Unidade de Conservação que abre a seleção. O processo de seleção dos candidatos é realizado em duas etapas:
• Pré-seleção: avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas. Os inscritos serão submetidos à pré-seleção, e apenas os aprovados poderão participar do curso.
• Curso: Será realizado um curso de 40h para os pretendentes a vaga de chefe de esquadrão e brigadista, o qual determinará a classificação final dos participantes. O curso é gratuito.
 
 
Atribuições da brigada de incêndio
 
As atribuições da brigada de incêndio são as seguintes:
 
Ações de prevenção:
 
Conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta;
 
Avaliar os riscos existentes;
 
Inspecionar os equipamentos de combate a incêndio, primeiros-socorros e outros existentes na edificação na planta;
 
Inspecionar as rotas de fuga;
 
Elaborar relatório das irregularidades encontradas;
 
Encaminhar o relatório aos setores competentes;
 
Orientar a população fixa e flutuante;
 
Participar dos exercícios simulados.
 
Ações de emergência
 
Aplicar os procedimentos básicos estabelecidos no plano de emergência contra incêndio da planta até o esgotamento dos recursos destinados aos brigadistas.
 
Instituto Xico Mendes
EQSW 103/104, Bloco “C”, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste  – CEP 70.670-350 – Brasilia – DF
Fone: (61) 3341-9101