DIA DA ÁRVORE PRIMAVERA

23 de setembro de 2013

O importante é que a árvore, a água e a vida devem ser comemorados todos os dias.

 
É melhor comemorar o Dia da Árvore, o Dia do Cerrado, o Dia da Terra e o Dia da Água todos os dias. É o único jeito de salvar a vida!
 
 

 

O importante é que a árvore, a água e a vida devem ser comemorados todos os dias.
 
 
Celebração importante
 
O motivo dessa meia polêmica é simples. Em 21 de setembro, chegada da Primavera, coincide com o início das chuvas no Centro-Sul, enquanto é seca no Norte-Nordeste, onde só em março tem início o período chuvoso.  Período de chuva é época de plantio. Como toda comemoração leva em conta o plantio de árvores, a data foi repensada e nasceram as duas datas.
 
Mas, 48 anos depois do decreto presidencial de Castelo Branco prefeitos, professores e alunos do Norte e Nordeste ainda insistem em comemorar o Dia da Árvore em 21 de Setembro, contrariando o dispositivo legal. Pensando bem, a lei para o Centro-Sul, pegou. Já a lei para comemorar o Dia da Árvore no Norte e Nordeste, em março, não pegou. O que fazer? Para alguns técnicos do Ibama, a situação não é fácil. Vários deles entraram em contato com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente dos estados do Norte e Nordeste para desfazer o erro. Alguns governos locais fizeram até campanhas isoladas para conscientizar a população para a nova data. Mas pouco funcionou. A maioria das escolas e dos municípios do Norte e Nordeste continua comemorando o Dia da Árvore em 21 de Setembro.
 

 
 
O importante é que a árvore, a água e a vida devem ser comemorados todos os dias.
 
 
 
 
 
 
 
 
Força das mensagens
Mesmo assim, a situação de deflorestamento e da proteção das matas ciliares é tão grave, que não tem problema nenhum de se fazer duas ou muitas comemorações pelo Dia da Árvore.
A força das comemorações no dia 21 de setembro tem explicação:  os primeiros dois culpados são os livros didáticos e a mídia. Ambos teimam em divulgar o 21 de setembro como o Dia da Árvore para todo território nacional. Outra força é política e, talvez, uma questão de mercado. Afinal de contas, o maior mercado brasileiro para livros, jornais, revistas, rádios, tevês e internet está justamente no Centro-Sul-Sudeste, região mais populosa do Brasil. Assim, a discriminação com o Norte e Nordeste continua. Sem informação eficiente e convincente, as escolas, os governos e as prefeituras do Norte e Nordeste continuam promovendo festas, plantios, trabalhos, conferências sobre a Árvore na data errada.
E poder-se-ía falar de um terceiro motivo. Atualmente, uma outra comemoração – desta vez promovida e incentivada pela própria ONU – passou a ocupar o calendário de março: a Água. Em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. E por que a ONU incentiva países, governos, escolas e organismos não governamentais a lembrarem a data com palestras, seminários, teatros e movimentos de cidadania? Simples. Porque é preciso sensibilizar todos os habitantes deste planeta, sobretudo as crianças, para três vertentes que devem ser debatidas: como acabar com o abuso, como evitar o desperdício e como estancar de vez as contaminações das nascentes e dos rios.
O Dia Mundial da Água pegou. Mais ainda: cresceu. Hoje as comemorações se estendem pela semana e até pelo mês inteiro. E foi, sem dúvida, mais um motivo forte que tem contribuído para distanciar as regiões Norte e Nordeste das comemorações do Dia da Árvore, em março, como manda a lei. 
 
 
 
 
Dia da Árvore, do Cerrado,  da Terra e da Água
 

 
O decreto do presidente Castelo Branco acabou indo por água abaixo, perdendo força para a mídia do Centro-Sul, para os livros didáticos e para a festa da água. Daí, vale a pena a pergunta: não seria bom unificar de uma vez o Dia da Árvore no Brasil, para o início da Primavera, e deixar março apenas para lembrar a água, esse recurso natural, finito e vital, que Natureza dá ao homem, mas que o homem teima em negligenciar e poluir? Afinal a água é um dos recursos naturais mais ameaçados pelas atividades humanas. O desmatamento, a derrubada das matas ciliares, a falta de saneamento, o desperdício, a ocupação irregular do solo e a péssima disposição final do lixo estão secando as nascentes, provocando a escassez, matando os peixes e adoecendo as águas. Quando as águas adoecem, as árvores e os homens ficam ameaçados.
Pensando bem, estou chegando a uma outra conclusão: é melhor comemorar o Dia da Árvore, o Dia do Cerrado, o Dia da Terra e o Dia da Água todos os dias. É o único jeito de salvar a vida!