O mês das flores e o olho da boneca

23 de setembro de 2013

Na primavera, a apreciação da natureza em forma de flores.

 
Essas flores encontraram um clima apropriado e até melhor que na sua terra de origem (Índia) e reproduziram-se de maneira assombrosa. Diziam, até, que em nenhuma outra cidade do mundo havia tantos exemplares desta planta, como em Joinville.
Em meados de setembro, era comum vê-las sobre árvores, coqueiros, troncos ou xaxins com milhares de flores desabrochadas e ao alcance da mão de qualquer pessoa, pois foram plantadas para o encantamento de todos. Colecionadores mais experientes as tinham em seus orquidários, cultivadas em vasos apropriados e com uma enorme variedade de cores e formas. Tradicionalmente, eram exibidas em vitrines de lojas comerciais da cidade na Semana da Pátria. As famílias passeavam pelas ruas centrais e se encantavam com os exemplares expostos. Até a Rua das Palmeiras (ponto turístico local) foi contemplada com milhares delas plantadas nos imensos troncos imperiais por orquidófilos e com o auxílio da Prefeitura Municipal. Infelizmente, ali elas não mais se encontram.
Em função da grande quantidade e variedade existentes, uma Agremiação local de Amadores realizava (e ainda realiza no período patriótico de setembro), exposição com a finalidade de mostrar ao público a beleza destas flores. Nas vitrines da cidade elas perderam atualmente o seu espaço e raramente algum comerciante arrisca sua exibição. O desenvolvimento atual das espécies orquidáceas, com o surgimento de flores mais charmosas, influiu para um menor cultivo da espécie. Ainda assim, principalmente na área rural, o Dendrobium continua o seu espetáculo em touceiras floridas, oferecendo momentos paradisíacos e que já foram considerados únicos em todo o Brasil.
Na área urbana ou rural, em qualquer lugar que o leitor encontrar no mês de setembro uma destas touceiras floridas, pare e contemple a sua garbosidade e veja que ainda vale a pena ganhar alguns instantes na apreciação da natureza em forma de flores.