LAGO LIMPO

23 de setembro de 2013

Brasília programa Semana do Lago Limpo no Paranoá

 
O evento foi coordenado pela ADASA – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal e teve a participação de técnicos do Instituto Brasília Ambiental-IBRAM e da Polícia Militar Ambiental. Também participaram da coleta do lixo nas bordas do lago 80 reeducados da Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador.
 
Irregularidadescaptação e esgotos
Técnicos e voluntários vasculharam as margens do lago Paranoá durante três dias para limpeza e para identificar captações irregulares de águas e lançamentos de efluentes. 
Tão importante como as várias toneladas de lixo retiradas do Lago Paranoá foram as diversas ações proporcionadas pelo Movimento Lago Limpo. ao provocar o abaixamento do nível da água, técnicos e voluntários ofereceram várias atividades educacionais, sociais, culturais e ambientais em benefício da população e do próprio lago.
Com a lâmina de água em seu menor nível – 999,8, foi realizado o “clean up” – a limpeza mecânica das bordas e o fundo do lago que continuará em sua cota mínima ate o dia 1º de outubro, quando voltará a subir gradativamente até atingir a 1000 m, no período das chuvas. 
 
Práticas de sustentabilidade
Segundo o presidente da Adasa, Vinicius Benevides, “a Semana do Lago Limpo tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e envolver a população nas práticas de sustentabilidade, principalmente na destinação correta dos resíduos”. Explica também que o rebaixamento não compromete a utilização do lago em suas diversas atividades como geração de energia, lazer, pesca, esportes náuticos, etc.
Estas ações trazem muitos benefícios para o lago Paranoá e para a população – explica Vinicius Benevides.  “Inspirados no “Clean Up Day” – movimento mundial em defesa do meio ambiente – técnicos e voluntários retiram todo o lixo às margens do lago. E também há uma renovação natural da água do lago, pois com o rebaixamento da lâmina d’água em 1,4 metro, as próximas chuvas trarão água nova, além de deixar exposto ao sol as larvas e ovos de insetos que acabam morrendo”. Os técnicos calculam que 2 mil metros cúbicos de água serão renovados. 
 
A limpeza das bordas foi realizada em quatro áreas – Bosque do Ibram, ao lado da Ponte Costa e Silva, no lado direito de quem chega ao lago sul; Ponte das Garças – à direito e à esquerda da saída da ponte –avenida das Nações; e na QL 24, saída da Ponte JK, no Lago Sul. No sábado, 21, duas escolas de mergulho –Scubadu e Mergulho & Cia – levaram seus alunos para ajudar na limpeza debaixo d’água. Foram cerca de 200 mergulhadores promovendo um momento de confraternização e cidadania.
 
 
O lixo do luxo
 
 
Fotos: Rildo Marques
 
Reeducados da Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador recolhem o lixo nas margens do Lago Paranoá
 
 
 
Mergulhadores das escolas Scubadu e Mergulho & Cia se preparam para iniciar a limpeza nas margens do Pontão do Lago Sul, no Lago Paranoá
 
 
 
O lixo do luxo: taças de champanhe, garrafas, óculos, chaves de carro e muito outro tipo de lixo recolhido durante a limpeza nas margens do Pontão do Lago Sul no Lago Paranoá.