O LIXO DO REVEILON

2 de janeiro de 2014

Réveillon gera lixo em todas as festas nas praias e nas praças brasileiras. Só em Copacabana foram 370 toneladas de resíduos.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 milhões de pessoas participaram do Réveillon de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, que teve mais de dez palcos espalhados pela orla e queima de fogos com 16 minutos de duração.
No quesito segurança, o reveilon de Copacabana teve um reforço de 1,5 PMs.

Os postos médicos montados na orla de Copacabana receberam 889 pacientes durante a festa de réveillon. No total, 48 pessoas precisaram ser encaminhados para hospitais. A maioria dos atendimentos foi casos de alcoolismo, mal estar e cortes. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas primeiras horas do primeiro dia de 2014, debaixo de um céu aberto pelo sol da manhã, o lixo espalhado na praia. E o esforço dos garis para a limpeza. A limpeza da praia envolveu 1.150 garis e terminou às 9h. Segundo o presidente da Comlurb Vinícius Roriz.

 

 

 

 

O perigo dos cacos de vidro na areia, um trabalho a mais para os garis.

 

 

 

 

 

 

 

O lixo da praia de Boa Viagem, em Pernambuco

E os banhistas que foram aproveitar o sol do primeiro dia no ano no Recife, na praia da Boa Viagem, tiveram que dividir espaço com o lixo deixado de rastro após a festa da virada.

 

 

O volume de lixo foi tanta que a  operação de limpeza da orla, programada para acabar às 10h, foi prorrogada. Sacolas plásticas, garrafas de champagne, latas de refrigerante e de cerveja foram abandonadas no local e estão sendo recolhidos pela equipe de garis.

 

 

 

 

 

Lixo no litoral paulista.

Caraguatatuba  recolhe 3 toneladas

 

Sempre assim. Depois da festa da virada de ano, as praias ficam repletas de lixo. Garrafas vazias, latas e muito vidro estilhaçado pela areia e avenidas transformaram a paisagem desses locais logo nas primeiras horas da manhã.

Funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba tentaram recolher desde cedo a grande quantidade de lixo, encontradas principalmente nas praias Martin de Sá, Centro e Indaiá. A avenida da Praia, tradicional ponto de realização do show da virada, também ficou tomada pelos resíduos. Segundo a prefeitura, pelo menos três toneladas de lixo foram recolhidas.

Lixo em Caraguatatuba

Resíduos deixados nos pontos de concentração de shows.

 

Para os banhistas mais civilizados, o que acontece é um crime: "É um absurdo a falta de consciência das pessoas. Comemorar a chegada do ano não tem nada a ver com essa sujeira toda", argumentou uma banhista.

 

O exemplo deixado pela Jornada Mundial da Juventude

As lições do Papa Francisco e dos jovens que foram a Copacabana

Depois das grandes concentrações de jovens, durante a Jornada Mundial da Juventude, o presidente da Comlurb, Vinicius Roriz, fez um balanço comportamental. Comparou a grande concentração da Jornada com a concentração do Reveilon, referente ao problema dos resíduos deixados na praia.

Ser católico é uma coisa. Ter alguma outra religião é outra coisa. E não ter religião nenhuma, também não importa.  O que importa é uma pessoa de discernimento que cultua os valores da ética, da moral, da racionalidade e da sustentabilidade

A questão comportamental foi um exemplo prático de sustentabilidade deixada pelo Papa Francisco e de seus milhões de seguidores. A conscientização ecológica e o grau de civilidade dos peregrinos foram evidências fortes. De chamar a atenção. Em cinco dias de eventos, com praia cheia, num público de 3,5 milhões de pessoas na missa de domingo, Vinicius Roriz salientou:

– Os peregrinos tiraram nota dez em conscientização ambiental. De terça a domingo, por onde passaram os fiéis, a Comlurb recolheu 345 toneladas de lixo. O número surpreende por representar 9% a menos do que registrado somente durante o ultimo réveillon da Praia de Copacabana.