A NATUREZA DO PIAUÍ

22 de março de 2014

André Pessoa lança livro biodiversidade do Piauí

 
 

 
 
Com texto de Sérgio Adeodato, o fotógrafo André Pessoa lança livro biodiversidade do Cerrado e Caatinga piauienses

Na busca por desvendar um inestimável tesouro natural e cultural desconhecido da maior parte dos brasileiros, o fotógrafo André Pessoa dedicou vinte anos de vida profissional à produção de um surpreendente acervo de imagens que compõe o livro “A Natureza do Piauí”, a ser lançado  dia 29 de março, no auditório do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato (525 km de Teresina).
 
Com texto do premiado jornalista Sérgio Adeodato e apoio da Suzano Papel e Celulose, a obra descortina o patrimônio de um Estado que se diferencia pelo encontro e variadas paisagens, típicas dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, além da zona costeira e dos ambientes marinhos – riqueza traduzida por uma diversidade biológica única, com espécies da flora e da fauna ainda desconhecidas. 
Das onças às serpentes, como a cobra-bicuda; dos tatus-bola aos tamanduás, a vida selvagem resiste e pode se tornar uma fonte de oportunidades frente ao desafio de aliar conservação e desenvolvimento econômico.
Pelas imagens fotográficas, o livro convida para um vôo sobre esse acervo natural e cultural, estoque estratégico para o futuro do Piauí. Entre os destaques, está o Parque Nacional Serra da Capivara, uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. 
Mantido e estruturado para visitação a partir do trabalho de conservação e pesquisas da arqueóloga Niéde Guidon, os sítios arqueológicos se juntam à beleza da Caatinga ali protegida.  O livro traz novo olhar de um Piauí rico pela própria natureza, pela cultura e pelas tradições de sua gente. E faz uma homenagem especial aos mateiros, personagens que dominam o conhecimento sobre a natureza e são indispensáveis às pesquisas científicas, aos esforços de conservação e ao trabalho fotográfico do autor.