Semana do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

20 de maio de 2014

A celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em Barbados, acontecerá ao longo de cinco dias. Serão discutidas tecnologias de adaptação à mudança do clima, negócios, manejo de recursos sustentáveis, áreas protegidas e cultura local.   Barbados, um país de 430 Km2 com uma população de 270 mil pessoas, é altamente vulnerável aos efeitos da… Ver artigo

A celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em Barbados, acontecerá ao longo de cinco dias. Serão discutidas tecnologias de adaptação à mudança do clima, negócios, manejo de recursos sustentáveis, áreas protegidas e cultura local.

 

Barbados, um país de 430 Km2 com uma população de 270 mil pessoas, é altamente vulnerável aos efeitos da mudança do clima — dos impactos agrícolas à destruição de seus ecossistemas costeiros. Mas Barbados faz um esforço para reduzir sua pegada de carbono e fornecer energia limpa e renovável. Para o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, “Barbados colocou a conservação e a transição para uma economia verde inclusiva no centro de sua estratégia nacional. Esse quadro habilitou um número de medidas proativas e concretas para combater a mudança do clima, incluindo incentivos de suporte a um dos setores que crescem mais rápido na ilha — o da energia solar.”

 

 

"Líder em energia solar, Barbados será o país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2014.

Barbados, uma ilha caribenha que vem investindo veementemente em projetos contra a mudança do clima, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) no dia 5 de junho de 2014."
 
 
 
A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (o Pnuma usa a sigla WED – World Environment Day) foi uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, quando da primeira Conferência sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada em Estocolmo. Daí, então, ficou fixado o dia 5 de junho para a celebração. A rigor, as comemorações e atividades estendem-se por todo o mês de junho, particularmente na primeira semana referida como “Semana do Meio Ambiente”.
O objetivo principal é estimular, em escala mundial, a conscientização sobre o meio ambiente e aumentar a atenção de ações políticas. O grande interesse é o de apresentar o caráter humano das questões ambientais, além de tornar as pessoas capazes de serem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e justo. 
Todas as atividades visam promover o entendimento de que as comunidades são a base da mudança de atitudes em relação às questões ambientais e vale a pena estimular parcerias que assegurem que todas as populações desfrutem de um futuro mais seguro e próspero e jsuto. 
É importante que escolas, comunidades, empresas e prefeituras possam, na Semana do Meio Ambiente, promover atividades variadas como caminhadas, passeios ciclísticos, concertos, competições de redação e desenho nas escolas, plantio de árvores e campanhas de reciclagem e limpeza de rios.