Editorial
RUBEM ALVES
25 de julho de 2014A Luz de Boa Esperança Rubem Alves se foi, mas nunca vai nos deixar. Ele será uma presença eterna, porque soube construir uma obra fantástica. Mais do que poeta, psicanalista, teólogo e escritor, Rubem Alves foi um educador de primeira grandeza. Melhor do que falar de Rubem Alves ( * Boa Esperança 15.9.1933 /… Ver artigo
A Luz de Boa Esperança
Rubem Alves se foi, mas nunca vai nos deixar.
Ele será uma presença eterna, porque soube construir uma obra fantástica. Mais do que poeta, psicanalista, teólogo e escritor, Rubem Alves foi um educador de primeira grandeza. Melhor do que falar de Rubem Alves ( * Boa Esperança 15.9.1933 / + Campinas 19.7.2014) é deixar que ele próprio fale.
▶“Na educação a coisa mais deletéria na relação do professor com o aluno é dar a resposta. Professor tem que provocar a curiosidade e a pesquisa”.
▶ “Se os reitores das universidades fizessem o vestibular, seriam reprovados, assim como os professores de cursinho. Então, por que os adolescentes têm que passar?”.
▶ “Eu achava que religião não era para garantir o céu depois da morte, mas para tornar esse mundo melhor, enquanto estamos vivos.”
▶ “Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta. Não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe”.
▶ “Toda saudade é uma espécie de velhice. É por isso que os olhos dos velhos vão se enchendo de ausências”.
▶ “Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças”.
▶ “Toda saudade é uma espécie de velhice. É por isso que os olhos dos velhos vão se enchendo de ausências”.
▶ “Faz tempo que para pensar sobre Deus não leio os teólogos, leio os poetas”.
“É preciso escolher. Porque o tempo foge. Não há tempo para tudo. Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo. É necessário aprender a arte de “abrir mão” – a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial”.
▶ “Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só vêem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si”.
▶ “A alma é uma borboleta… há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose”.
▶ “Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”.
▶ “A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente”.
▶ “A vida é um fruto saboroso que cresce na parede do abismo”.
VALEU RUBEM ALVES!
SG