Temporada das queimadas

Incêndios florestais

26 de julho de 2014

A educação e a fiscalização de cada cidadão são as armas mais importantes para evitar as queimadas e os incêndios florestais

Bombeiros fazem um alerta geral  porque a quantidade de focos de incêndios  tem aumentado ano a ano

 

Segundo os bombeiros, o fogo começou às margens da BR-070, e se alastrou até a DF-001, próximo a Brazlândia. O alerta do Corpo de Bombeiros, não só de Brasília mas também de Goiânia e Palmas, no Tocantins, é que o período de seca aumenta consideravelmente o risco de queimadas em toda região. 
No Distrito Federal, vários focos de fogo ainda de pequenas proporções já foram registrados em Ceilândia, no Noroeste, em Sobradinho e no Lago Norte. Antevendo o problema e a força da seca deste ano, no início do período da seca, em 5 de maio, o Governo do Distrito Federal  decretou estado de emergência em todo o DF.  O mecanismo permitiu a contratação de profissionais para compor, temporariamente, uma brigada de prevenção e combate a incêndios florestais. O grupo atua em 72 parques e 22 unidades de conservação.
 
Emergência 
Com a publicação do decreto no Diário Oficial, o GDF foi autorizado a contratar, até novembro, 29 profissionais. Todos foram capacitados pelo Ibama, uma vez que o diploma de brigadista não é suficiente para o exercício dessa função. Sempre é bom lembrar que, em setembro de 2011, um incêndio destruiu 25% do Parque Nacional, que tem 9.346 hectares.
 
Ação humana
Para evitar as queimadas, não basta o combate dos órgãos especializados, como o Corpo de Bombeiros. A educação e a fiscalização de cada cidadão são as armas mais importantes para evitar as queimadas e os incêndios florestais.  Segundo o major Fabiano de Medeiros, as queimadas, em geral, são causadas por pessoas que iniciam fogueiras irregulares ou mesmo buscam acabar com o lixo e preparar o plantio usando o fogo. “A verdade – diz Fabiano de Medeiros –  cerca de 70% das ocorrências acontecem por causa da intervenção humana. As margens das rodovias são os locais de maior incidência, por serem regiões de grande aglomeração humana. Neste ano, já houve um grande incêndio em Brazlândia-DF que deixou em cinzas uma área de 60 hectares de uma unidade de conservação.
 
Descontrole
O descontrole do fogo com a  prática das queimadas na agricultura cria um desequilíbrio ambiental, perda de fertilidade do solo, poluição, destruição das redes de eletricidade,  de cercas e muitos acidentes rodoviários e até aéreos, quando a fumaça atinge regiões próximas a aeroportos. Em toda estação seca, quando acontecem os incêndios florestais, há grandes prejuízos para toda a população.  O alerta geral é porque a quantidade de incidentes também aumentou em relação a 2013. Em junho do ano passado, foram registradas 291 ocorrências, contra 372 do mesmo período em 2014: um aumento de 27,8%. A partir de julho, os casos só aumentam. No ano passado, foram 841 incêndios, e, em agosto, 1.444.