Boca no Trombone!

29 de outubro de 2014

DESMATAMENTO E A SECA “Toda esta seca que acontece no Sudeste tem uma causa: os desmatamentos na área da Mata Atlântica, no Cerrado e, sobretudo, na Amazônia. Vender madeira de lei, fazer car- vão para a siderurgia, a criação extensiva de gado e a plantação de soja está eliminando a cobertura vegetal das florestas brasileiras…. Ver artigo

DESMATAMENTO E A SECA

“Toda esta seca que acontece no Sudeste tem uma causa: os desmatamentos na área da Mata Atlântica, no Cerrado e, sobretudo, na Amazônia. Vender madeira de lei, fazer car- vão para a siderurgia, a criação extensiva de gado e a plantação de soja está eliminando a cobertura vegetal das florestas brasileiras. No mundo, para se ter uma ideia, de um to- tal de 62,2 milhões de quilômetros quadra- dos de florestas originais, restam apenas 38,7 milhões. Só nos EEUU, na Europa e na Ásia, quase 80% das florestas já viraram cinza. Se estão acabando com as florestas, não recla- mam contra a seca. Taí a barragem da Canta- reira que morreu de sede.”

Ribeiro Marinho – São Paulo – SP

 

LIXO, A PIOR PRAGA

“Uma praga da civilização moderna pela urbanização descontrolada: a produção ex- ponencial de lixo. Somando a isso a falta de educação do povo, a omissão dos municípios e a irresponsabilidade das indústrias que não recolhem o lixo que produzem, chega-se ao caos que vivemos hoje. Bom lembrar: o des- pejo de resíduos sólidos e líquidos é uma sé- ria ameaça tanto para o meio ambiente quan- to para a sociedade. Problemas que precisam resolver: educação da população, lixo tóxicos estão poluindo o solo e os mananciais e está havendo a proliferação de insetos transmisso- res de doença”.

Ed Moreno – Goiânia – GO

 

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

“Até quando as autoridades brasileiras vão to- lerar a  poluição sistemática das águas? Ela é causada, sobretudo, pelo lançamento de deje- tos industriais e agrícolas, esgoto doméstico e resíduos sólidos nos lagos, rios e mares. O pior da história é que além de comprometer a quali- dade das águas superfi ciais e subterrâneas, esta falta de gerenciamento dos resíduos sólidos e líquidos está poluindo nossos meios de vida. Não vi nas campanhas eleitorais uma palavras sequer, um projeto sequer e uma promessa se- quer sobre a questão das águas. Parace que nos- sos candidatos vivem em outro planeta”.

Edilamar G. Fagundes – Rio de Janeiro – RJ