Ponto de Vista
29 de outubro de 2014Expedição Langsdorff
Tenho percorrido cada capítulo, escrito por Miguel Flori, com uma sensação de participar também da aventura. Vi e pude estudar em todo o trajeto do cônsul, em cada percalço e em cada desenho do Taunay e do Florence, um Brasil de 200 anos atrás. Senti e imagino toda a expedição em mais de dezesseis mil quilômetros pelo interior do Brasil, entre os anos de 1824 a 1829. Que bom que foram feitos os valiosos registros dos aspectos mais variados da natureza, da cul- tura e da sociedade daquela época. Sem dúvida é o mais completo inventário do nosso país no século XIX. Pena que pouca coisa está a disposição dos brasileiros, pois o maior acervo está na Academia de Ciências de São Petesburgo. No final da reportagem (Parte 10) [edição 254 – LANGSDORFF ENFRENTA SEUS PRÓPRIOS DEMONHOS] tão bem elaborada por Miguel Flori, fui invadida por certa tristeza ao saber que a aventura está quase no fim. Aguardo a última escala dessa aventura descrita de maneira tão pitoresca e fiel
Ela me fez acompanhar linha por linha dessa fa- bulosa trajetória como se fosse um filme. E que filme! Que coragem e audácia desse médico que en- frentou jornadas penosas, passagens emocionantes, situações assustadoras, momentos hilários em um país rico em biodiversidade, mas atrasadíssimo. Era literalmente o fim do mundo. A vida de Langsdorff merece um filme. E que documentário daria!
Merece honras! Merece entrar para a história do nosso País com todas as homenagens que lhe são cabíveis. Parabéns, Miguel Flori, pela pesquisa e pela forma didática de contar esta aventura. Parabéns Folha do Meio Ambiente! Vocês, como o Czar Alexandre I fazem parte do esforço para reavivar nossa história e enriquecer nosso conhecimento das “descobertas científicas, investigações geográfi cas, estatísticas e o estudo de produtos desconhecidos no comércio” na época do Brasil de D. Pedro II.
PS: Veja nas páginas 16 a 21 desta edição a Parte 12 da Expedição Langsdorff . Abaixo, algumas chamadas dessa epopeia.
Ha um ano, em outubro de 2013, iniciamos a série sobre a Expedição Langsdorff. Foram 12 reportagens de uma aventura cultural e cientfica que percorreu o Brasil pelos estados do RJ, MG, SP, MT e Pará.