PELO BRASIL

Espinhéis: novas regras de uso

26 de novembro de 2014

Medidas definidas em instrução normativa interministerial buscam reduzir a captura acidental de aves marinhas durante a pesca

 
 
O espinhel é um aparelho de pesca que funciona de forma passiva e utiliza iscas para a atração dos peixes. A cada ano, milhares de albatrozes e petréis também são acidentalmente capturados e mortos, durante a pescaria no mar com os diferentes tipos de espinhel.
Ocorre que, ao tentarem se alimentar das iscas do espinhel, as aves ficam presas nos anzóis e são puxadas para dentro da água, morrendo afogadas ou em consequência dos ferimentos causados pelo petrecho. O resultado são declínios preocupantes nas populações de albatrozes e petréis ao redor do mundo.
Esta constatação motivou a publicação da Instrução Normativa Interministerial nº 7/2014 que contem novas regras e recomendações ao uso de espinhéis para a pesca no mar. A medida atende às recomendações contidas no Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis.
Os albatrozes e petréis são aves que passam a maior parte da vida no mar, retornando à terra firme uma vez ao ano (na maioria das espécies) ou uma vez a cada dois anos (em algumas espécies de albatrozes) para se reproduzir.
Existem no mundo, atualmente, 22 espécies de albatrozes e 70 espécies de petréis, agrupadas em 14 gêneros.