PELO BRASIL
Maior controle ao desmatamento
26 de novembro de 2014Pacto entre Ibama e INPE combate crime ambiental para manter a floresta em pé Depois de comprovar o crescimento do desmatamento na Amazônia, o governo federal engrossou as medidas de controle. O INPE e p Ibama firmaram um acordo de cooperação que promoverá o aperfeiçoamento das ações de detecção de degradação da vegetação na Amazônia… Ver artigo
Pacto entre Ibama e INPE combate crime ambiental para manter a floresta em pé
Depois de comprovar o crescimento do desmatamento na Amazônia, o governo federal engrossou as medidas de controle. O INPE e p Ibama firmaram um acordo de cooperação que promoverá o aperfeiçoamento das ações de detecção de degradação da vegetação na Amazônia e aumentará a efetividade das ações de combate ao desmatamento na Amazônia facilitando a integração entre os órgãos.
O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado que atua na extração de madeira e outras atividades ilegais na região. Além disso, entrou em fase de testes o novo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, o Deter B, que irá produzir imagens de maior resolução para suporte das operações de fiscalização em terra.
Por meio de imagens de satélite, o sistema indica pontos onde houve alteração de paisagem decorrente de motivos diversos, que vão desde queimadas, corte seletivo até o desmatamento com corte raso da floresta.
Para impedir a utilização das informações georreferenciadas pelos desmatadores um protocolo específico de divulgação das informações foi estabelecido entre Ibama e INPE. Assim, os criminosos não conseguirão saber onde estão situados os possíveis focos de desmatamento identificados pelo sistema.